Geral

Tarifas do transporte intermunicipal mais caras em todo o estado

Tarifas do transporte intermunicipal mais caras em todo o estado

Foto: Arquivo / Portal Engeplus

O valor das tarifas do transporte intermunicipal está mais caro em Santa Catarina. Desde a zero hora desse domingo (23), o reajuste ficou estabelecido entre 6,84% e 7,23%.

O percentual foi autorizado pelo Conselho de Administração do Departamento de Transportes e Terminais – Deter. Na rodoviária de Criciúma, algumas empresas ainda não efetuaram o reajuste. Entretanto, estabelecerão os novos valores nos próximos dias.

Para as linhas rodoviárias intermunicipais, o reajuste será de 6,94% (piso 1) e 6,84% (piso 2). Já as linhas do transporte intermunicipal de características urbanas terão um aumento ainda maior, de 7,23%.

As empresas de ônibus pleiteavam a atualização dos valores monetários das tarifas, entre 9% e 16%, conforme a característica da operação. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros alegou que, desde dia 26 de junho de 2016, não havia reajuste, “sobrecarregando sobremaneira o equilíbrio econômico-financeiro do contrato”. Os cálculos tarifários auferidos pela aérea técnica do Deter apontaram um percentual menor, que foi adotado pelo conselho.

O conselho da autarquia decidiu conceder um reajuste abaixo do pleiteado pelas empresas, de acordo os estudos internos. O intuito foi manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato celebrado com as empresas concessionárias ou permissionárias. Além disso, buscou-se não causar maiores prejuízos ao usuário.

“O Poder Público tem o dever jurídico de proceder os reajustes anuais, sob pena de provocar um desequilíbrio na equação econômica-financeira, gerando um prejuízo para o prestador de serviço”, explica o diretor de transportes do Deter, Amarildo Matos. Ele acrescenta que a decisão do conselho de administração foi por autorizar índices que possam ser suportados tanto pelos passageiros como pelas empresas operadoras.

Com informações do Portal Engeplus

Notícias Relacionadas

Empresa deverá indenizar passageira vítima de ato obsceno em transporte coletivo

Uma concessionária do transporte coletivo deverá indenizar uma passageira em R$ 10 mil, a título de danos morais, por atos obscenos presenciados em um ônibus da empresa no município de Arroio do Silva.

Coronavírus em SC: Governo do Estado autoriza retomada do transporte coletivo interestadual de passageiros

A determinação está prevista no decreto 630 do Governo do Estado, de 1 de junho.

Em sessão do Congresso, Câmara mantém veto a reajuste de servidores

Medida abrange profissionais da saúde e da segurança pública

Coronavírus em SC: Governo autoriza retomada do transporte coletivo intermunicipal de passageiros

As empresas de transporte coletivo intermunicipal deverão manter a ocupação de até 50% da capacidade com os passageiros sentados intercaladamente