Geral

Maré seca deixa entulhos e problemas na captação de água

Maré seca deixa entulhos e problemas na captação de água

Foto: Ana Barzan

Pneus, mesas, madeiras, pedras, entre outros entulhos, tiveram de ser retirados ontem pela Secretaria de Obras de Laguna das margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, no Centro. O lixo ficou à mostra após a chamada maré seca.

O fenômeno que fez o mar recuar desde a costa uruguaia provocou imagens curiosas em Laguna. Um banco de areia se formou deixando alguns barcos de pesca atolados onde antes só havia água.

O recuo do mar e dos rios é um processo natural, e, segundo a Metsul Meteorologia, com a mudança na direção do vento, o mar e os rios voltaram a subir no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda no domingo. O fenômeno foi provocado devido ao intenso e prolongado vento de Leste a Norte, que chegou a soprar entre 80 e 110 km/h.

Em Imbituba, o abastecimento de água chegou a ser prejudicado no fim de semana por causa da redução do nível do rio D’uma, mas a situação já está normalizada. No sábado a partir do meio-dia, as bombas não conseguiam succionar água. Como medida emergencial, foram utilizadas retroescavadeira e escavadeira hidráulica para abrir novos canais, porém, sem efeito. O nível do rio só começou a aumentar no domingo.

Houve também falta de energia até as 7h de domingo, quando o sistema foi restabelecido. Durante o dia, por vários momentos, houve quedas de energia. Isso dificultou a elevação dos níveis dos reservatórios da cidade. Eles começaram a ser restabelecidos, mas as quedas de tensão foram constantes, prejudicando o fornecimento de água durante o dia.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Liminar determina atualização de valores repassados a hospital filantrópico de Laguna

Recursos provenientes de convênios firmados com o Município de Laguna e o Estado de Santa Catarina estão sem atualização monetária, enquanto déficit do Hospital de Caridade aumenta.

Vereadores defendem implantação de programa que troca lixo reciclável por comida em Cocal do Sul

Vereadores Richardson Vieira (PDT) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentaram proposta em sessão legislativa. Cidadão receberia R$ 0,50 em alimentos por quilo de material entregue.

Vereadores aprovam leilão de veículos, mas cobram planejamento do Governo Municipal

Segundo vereadores, a Secretaria de Agricultura ficaria sem caminhão para atender o setor. Desconto no IPTU para pagamento em cota única também é aprovado.