Geral

Catedral São José lotada na celebração da Paixão com adoração da cruz

Foto: Bibiana Pignatel

Compartilhar da dor de Jesus, que deu sua vida por amor à humanidade. Com este sentimento, mais de mil fiéis participaram, na tarde desta sexta-feira santa, 30, da Celebração da Paixão do Senhor, na Catedral São José. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo Coordenador de Pastoral, padre Joel Sávio, e pelo Pároco, padre Antônio Júnior.

A vida nova pelo “novo Adão”

Após a leitura da liturgia da paixão vivida pelo Senhor, o Bispo conduziu sua reflexão, recordando os primórdios da história da Criação, quando Deus criou Adão e Eva e o pecado por eles cometido os deixou nus. Dom Jacinto relacionou a nudez de Adão e de Eva à nudez que tomou conta de Jesus em seu nascimento e na hora da morte, quando tiraram sua túnica. “Agora que Jesus anunciou o Reino de Deus, sofre, no fim da vida, a maior injustiça que um ser humano pode fazer: condenar, injustamente, alguém à morte. Foi o que fizeram com Jesus. Não o povo em geral, alguns! E a roupa que Ele ainda tinha foi sorteada, distribuída. Lembra aquele Adão primeiro, lá no início, que estava sem roupa, sem proteção. Deus colocou roupa nele. Agora Jesus morre sem roupa e transpassado pelo lado. Assim como Deus tirou, do lado de Adão, Eva, agora, no momento da cruz, nasce a mulher chamada Igreja, mãe de todos nós. A Igreja de Cristo nasce quando Ele é ferido no lado pela lança, de onde saem sangue e água, que lembra os sacramentos e a Igreja. Ele morre nu, mas reveste todos nós com a graça da salvação da vida eterna. Veio ao mundo humilde, sem nada; morre sem nada, para trazer tudo para todos nós. Hoje, olhando bem a história da humanidade, que começa na vida, num sentido muito profundo, de Adão, o ‘novo Adão’ trouxe vida, esperança e nos cobriu de bênçãos e graças, para que ninguém se sentisse abandonado, esquecido. Deus olha para todos nós. Naquele dia, quando morreu na cruz, Ele olhou para a humanidade, para mim e para cada um de vocês e nos deu a sua misericórdia, nos acolhendo e nos perdoando”, ressaltou Dom Jacinto.

[soliloquy id=”267087″]

Encontrar força na cruz de Cristo

O Bispo enfatizou que a Celebração da Paixão não é apenas uma celebração para se fazer memória, mas para que todos sintam-se, em seu coração, filhos muito amados por Deus. Após as preces da Oração Universal, em que são feitos pedidos pelos cristãos e por diversas situações no mundo, houve o momento da comunhão e a celebração prosseguiu com a Adoração de Cristo na cruz, com o beijo da cruz.

Dom Jacinto recordou a todos que a lei suprema tem como base o mandamento do amor, e orientou para que cada um, quando do momento do beijo da cruz, recordasse das suas cruzes e pedisse força e ânimo junto à cruz de Jesus. O Bispo recordou o fato de muitos, na hora derradeira, pedirem para tomar o crucifixo em mãos. “O próprio Papa São João Paulo II, na hora da morte, pediu que trouxessem a cruz e ele abraçou aquela cruz pela última vez. Encontrou força para sua cruz na cruz do próprio Cristo. Quando vocês passarem por momentos difíceis, peguem a cruz e beijem a cruz, abracem essa cruz. É ali que está a nossa força para as nossas paixões, quando passamos por elas. A cruz sempre é um sinal de vida, de esperança e de vitória em nossa vida. Que todos, na hora do beijo da cruz, lembremos: ‘Qual é a minha cruz mais pesada, mais sofrida?’ e diga a Deus: ‘Eu preciso de força como tu tiveste, até o fim, entregando tua vida por amor, para que eu também possa levar até o fim, por amor”, pediu Dom Jacinto.

 

Colaboração: Bibiana Pignatel/Comunicação Diocese de Criciúma

Notícias Relacionadas

Sexta-Feira Santa mobiliza fieis em dia de reflexão, em Orleans

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS

Nível das águas do Guaíba continua baixando

Na medição das 12h, cota estava em 4,54 metros