Geral

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Foto: Eduarda de Abreu/PMRS/ Divulgação

O nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 7,1 metros na tarde deste sábado (18) em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. São quase 5 metros acima do nível comum, que é 2 metros.

A chuva na região já ultrapassou os 150 milímetros nas últimas 24h e a previsão é de mais tempestade para este sábado. É previsto que o volume chegue a 200 milímetros até o final do dia.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Bairros como Taboão, Pamplona, Bela Aliança, Santa Rita são os primeiros a serem atingidos. Segundo a Defesa Civil, moradores já se mobilizaram para retirar seus pertences e buscar locais seguros.

Cidade conta com abrigos que já recebem pessoas
A cidade conta com alguns abrigos abertos e pessoas já estão sendo recebidas nos locais. O levantamento do número de desabrigados ainda está sendo realizado e devem ser divulgados até este domingo (19).

Confira os abrigos abertos em Rio do Sul

  • Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
  • Salão da igreja da comunidade São Sebastião, no Bela Aliança
  • Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança
  • Sociedade Atiradores, no bairro Bela Aliança
  • Sede do Lions Clube, no bairro Progresso
  • Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras

O morador que precisar de abrigo em Rio do Sul, deve ligar no telefone 199 para ter o melhor direcionamento sobre qual local deve ir.

Assim, os serviços da Defesa Civil, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e as entidades que gerenciam os abrigos, podem fazer melhor acompanhamento dos locais e equipes de apoio.

Vários bairros já foram atingidos pelo aumento do nível do rio Itajai-Açu

Os bairros mais atingidos por alagamentos até o momento são o Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão. Os motoristas devem evitar esses locais.

A rua Wenceslau Borini pela ponte sobre o ribeirão Ximbica já está interditado. A Guarda Municipal já esta monitorando os locais que costumam ser afetados por causa da elevação do nível do Rio.

Na manhã deste sábado, uma família foi resgatada após ficar ilhada no bairro Valada São Paulo. No total, foram resgatadas sete pessoas, das quais cinco eram crianças.

Previsão é que chuva diminua no domingo

A previsão é que no domingo (19) o volume de chuva diminua no município. E, por consequência, o nível das águas do rio Itajaí-Açu devem abaixar.

O prefeito de Rio do Sul José Tomé passou o dia mobilizando equipes e em contato com a Defesa Civil do Estado para o acompanhamento das previsões do tempo.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

“Devemos ter uma melhora no tempo ao longo do domingo, diminuindo a chance de chuva forte. E a semana começa sem volume significativo de precipitação, o que não deve causar graves problemas como em enchentes registradas ao final do ano passado”, comenta o prefeito.

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).

Polícia flagra extração ilegal em Orleans

Dois caminhões com placas da cidade estavam atuando no trabalho. Havia ainda uma máquina dentro do rio extraindo o seixo do leito.

Bombeiros procuram jovem de 20 anos que desapareceu em rio de Braço do Norte

Ocorrência foi registrada por volta das 16h10 desta quinta-feira (26)