Poder Executivo

Após receber denúncias, Procon de Morro da Fumaça aplica multa à agência bancária

Banco não cumpriu a lei municipal que estipula o tempo limite de 15 minutos para atendimento.

Foto: Marciano Bortolin / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Após receber denúncias anônimas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, de Morro da Fumaça, aplicou, na manhã desta terça-feira (8), multa a uma agência bancária que descumpria o prazo de espera para atendimento estipulado pela lei municipal.

A primeira reclamação, conforme o coordenador do Procon, Guilherme Henrique, chegou ao Observatório Social, que comunicou o Procon. “Enviamos um ofício solicitando a adequação e cumprimento da lei no dia 14 de fevereiro e instauramos o Processo Administrativo em 7 de abril. Demos dez dias para a apresentação da defesa, o banco cumpriu o prazo, mas argumentamos alguns pontos”, comenta.

O banco alegou que a maior movimentação acontece no início do mês e em vésperas de feriados. “Recebemos somente denúncias desta determinada agência, mas pretendemos intensificar a fiscalização em todas as outras a partir de agora”, fala.

A multa aplicada foi de R$ 1,5 mil. “Esta multa é para que o banco se adeque ao tempo estipulado de espera que é de 15 minutos para que os consumidores não sejam lesados”, pontua o coordenador, acrescentando que na primeira denúncia o cliente esperou cerca de 30 minutos na fila. Já na segunda, o tempo chegou a 45 minutos.

Caso o banco não se adapte ao tempo determinado por lei, novas multas poderão ser aplicadas. “Se isso persistir, a agência pode até mesmo ter o alvará suspenso”, cita.

A lei municipal que prevê o tempo máximo de 15 minutos é a número 1.254/2007.

Como denunciar

O coordenador do Procon salienta a importância do cliente guardar a senha que retira ao chegar à uma agência bancária, que possui o horário de chegada, e anotar a hora que inicia o atendimento. Se sentir-se lesado, pode entrar em contato através do 3434-2235, ou ir até o Procon no Edifício San Valentin, na Rua Eugenio Pagnan, Centro de Morro da Fumaça, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Colaboração: Marciano Bortolin / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas

Empresa terá que pagar multa por corte indevido de energia elétrica em Criciúma

O caso foi julgado pelo Juizado Especial Cível da comarca de Criciúma em pouco mais de um mês do início da ação. A rapidez se deve ao uso do sistema e-proc.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara