Reflexão

Ministros de toda a Diocese se reúnem no Santuário do Coração de Jesus neste domingo

Edição 2016, realizada no Santuário de Caravaggio – Foto: Comunicação Diocese de Criciúma

A tarde e a noite do próximo domingo (19) serão de intensa espiritualidade e oração, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. Mais de 1,4 mil ministros de todas as paróquias da Diocese de Criciúma estarão reunidos, por ocasião do III Retiro e Concentração Diocesana para Ministérios Leigos.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, da Palavra, para o Batismo, para as Exéquias e Testemunhas Qualificadas para o Matrimônio estarão reunidos no encontro, que terá início às 14h30min e findará às 20h. Com o mesmo tema do Ano Nacional do Laicato, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” – “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o Retiro será conduzido pelo Reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), padre Antônio Marcos Machado Madeira.

“Tendo presente o Ano Nacional do Laicato, que nos chama à comum dignidade batismal e nos faz ver que todos, na Igreja, estamos a serviço do único projeto: o Reino de Deus! E que somos instrumentos de Deus para a vida das nossas comunidades, a Comissão Diocesana de Liturgia convida todos que exercem ministérios leigos nas paróquias e comunidades eclesiais para fazer novamente esta experiência de comunhão”, salienta o assessor eclesiástico da Pastoral Litúrgica, padre Maxssuél Mendonça.

Edição 2016, realizada no Santuário de Caravaggio – Foto: Comunicação Diocese de Criciúma

Celebrações coroam o encontro

O Retiro contará com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que presidirá a santa missa, às 15 horas. Próximo à hora do Ângelus, será rezado o terço luminoso, na intenção de todas as famílias. A concentração terminará com a bonita celebração do lucernário, quando os ministros farão sua oração por todos os ministros leigos e ordenados e também pelos 20 anos de instalação da Diocese de Criciúma.

Ocasião para manifestar a solidariedade

Um gesto concreto deve marcar o encontro: além de trazerem seus próprios lanches, para partilha no local, cada membro das comarcas pastorais é convidado a fazer sua doação em prol dos seminários, casas de recuperação e Asilo São Vicente de Paulo. As comarcas de Urussanga e Nova Veneza deverão trazer óleo de cozinha e pó de café; as comarcas de Araranguá, Santa Rosa do Sul e Turvo, toalhas de banho; e as de Criciúma e Içara, pacotes de fraldas geriátricas. Cada grupo deverá procurar o local de entrega das doações, junto à Casa do Peregrino.

Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Edição 2016, realizada no Santuário de Caravaggio – Foto: Comunicação Diocese de Criciúma 

Notícias Relacionadas

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso

Paróquia Sagrada Família receberá sangue de São João Paulo II

O momento de júbilo e ação de graças, marcado também pela bênção do novo estacionamento ao lado da igreja.

Igreja Matriz de Araranguá é elevada a Santuário Diocesano

Uns dos motivos deste reconhecimento são os 170 anos da paróquia, celebrados em 2018. Além disso, ela é a mais antiga de todas as 34 paróquias da Diocese de Criciúma.

Paróquia de Turvo leva imagem de Nossa Senhora até Caravaggio