Entretenimento

Cervejas locais e artesanais ganham destaque na Oktoberfest Criciúma

São nove cervejarias da região presentes na Oktober versão Sul catarinense entre os dias 11 e 14 de outubro.

Foto: Arquivo / Oktober 2017

Quando se fala em Oktoberfest, uma, se não a primeira imagem a surgir na cabeça é um caneco cheio de um líquido dourado com uma espuma na borda, paixão de dez entre dez brasileiros. E nesta segunda edição da Oktoberfest Criciúma o que não vão faltar são elas, as protagonistas do evento.

Ao todo serão nove cervejarias, todas da região, tendo como carro-chefe a Saint Bier, para abrilhantar a maior festa alemã do Sul catarinense e o paladar dos amantes de uma boa cerveja artesanal. O evento ocorre de 11 a 14 de outubro no Parque das Nações.

Foto: Arquivo / Oktober 2017

Ganha o público, que conhece a marca local, bebe um produto de qualidade feito artesanalmente, como incentiva à economia regional. Se na primeira edição, os preços, as opções e a qualidade já atraíram um bom público, a organização, formada por seis empreendedores, caprichou ainda mais e traz um diferencial.

Além do espaço destinado ao chope pilsen, terá um bar com destaque para as cervejas especiais. “Nesta edição cada uma terá o seu espaço. Tanto as especiais quanto as pilsens ficarão em locais separados, para facilitar e não confundir. A Oktoberfest também tem como objetivo o incentivo econômico. Ou seja, estamos estimulando e valorizando as nossas cervejarias da região”, destaca um dos organizadores, Filippe Réus.

Divulgação e fortalecimento

Foto: Divulgação

Do bairro Santa Bárbara para o Parque das Nações e, dali, para todo Sul catarinense. A Alcatraz é uma das nove cervejarias presente na Oktoberfest Criciúma.

Para o cervejeiro, contábil e um dos sócios da empresa, José Tadeu Silvestri Jr., a maior festa alemã da região será o evento ideal para divulgar a marca e se fortalecer ainda mais no cenário.

“Hoje percebemos que muitas pessoas fora ‘da bolha da cerveja artesanal’ ainda não conhecem a Alcatraz e nem as outras pequenas cervejarias que possuem um perfil de tamanho semelhante ao nosso. Por este motivo, entendemos que é muito importante participarmos de eventos como a Oktober, pois a alta circulação de pessoas e a temática relacionada à cerveja criam um cenário bastante favorável para divulgarmos o nosso produto”, coloca Tadeu.

Para a Oktober Criciúma, a Alcatraz irá levar a Creepy Mango. Como o nome já diz, a cerveja de trigo, no estilo americano, ou seja, mais lupular e amarga do que a convencional, tem manga na composição, para dar um toque frutado, exótico e diferente. Mais refrescante e fácil de beber, ela possui 5% de teor alcoólico e 30 de IBU.

A outra será a Machine Hop Gun IPA. “No estilo American IPA, com adição de um blend de lúpulos americanos que conferem amargor e atitude. É uma cerveja com o perfil lupulado evidente, que agrada os ‘Hop heads’, com 6,5% de teor alcoólico e 73 de IBU, potente e mais alcoólica”, explica Tadeu.

Os nomes das cervejas estão relacionados a presos da Penitenciária Federal de Alcatraz, uma ilha da Califórnia (EUA) que se transformou em uma prisão de segurança máxima e atualmente é um ponto turístico.

A Alcatraz tem ainda como sócios, Daniel Sachetti Guislandi, Daniel Zanon e Jefferson Zappelini Filho.

Cerveja com mel

Foto: Divulgação

A Hell´s Bier também marca presença nesta edição. A cervejaria com DNA criciumense, especificamente na Rua Hercílio Luz, área central da cidade, dos sócios Lucas Réus e Francisco Benedet, vai levar dois produtos. Um das cervejas é a Hell’s Belgian Tripel, no estilo belga. Ela é mais alcoólica e traz na composição mel, casca de laranja e coentro.

Outro destaque da Hell’s Bier para a Oktober Criciúma é a Australian Pale Ale, com bastante lúpulo australiano. “Começamos no mercado oficialmente neste ano e estar na Oktoberfest Criciúma é a oportunidade ideal para despontar a nossa marca”, afirma Francisco.

Além da Saint Bier, Alcatraz e da Hell´s Bier, as cervejarias Albatroz (Cocal do Sul), Barco Brewers (Forquilhinha), Big Jack (Orleans), Coruja (Forquilhinha), Vêneto Beer (Cocal do Sul) e Xokleng (Criciúma) somam a gama de opções do já apelidado “líquido precioso” na segunda edição da Oktoberfest Criciúma.

Serviço

O quê: Oktoberfest Criciúma 2018

Quando: 11 a 14 de outubro (quinta-feira a domingo)

Onde: Parque das Nações Cincinato Naspolini, bairro Próspera, Criciúma

Ingressos: ticketmais.com.br (no site também tem os pontos de venda fixos)

Redes Sociais: facebook.com/oktoberfestcriciuma e @oktoberfestcriciuma no Instagram

Colaborçaão: Talise Freitas / Ápice Comunicação

Notícias Relacionadas

Resgate cultural: domingo será dia de “Siamo Tutti in Festa”, em Urussanga

Evento acontece na Vigna Mazon, com atrações gastronômicas e artísticas.

Primeira cerveja 100% catarinense, produzida em Lauro Müller, é apresentada ao governador Carlos Moisés

O líquido contém malte de cevada, leveduras e lúpulo produzidos em Santa Catarina.

Ingressos à venda para a Festa Amigos do Monge

Evento na Saint Bier, em Forquilhinha, tem novidades para a edição de 2018 e terá o show nacional de Frejat.

Saint Bier lança linha edição limitada de rótulos temáticos no embalo do Mundial da Rússia

Marca enaltece os países de maior tradição cervejeira que estão representados no evento.