Geral

Esgoto: emissário submarino do Mar Grosso está entupido

Uma empresa foi contratada com mergulhadores, sonar e demais equipamentos para desentupir.

Foto: Divulgação / Elvis Palma

Quem passou pelo bairro Mar Grosso neste feriado de Natal, pôde perceber um cheiro desagradável em alguns pontos, além de caminhões que faziam o trabalho de sucção do esgoto em determinadas ruas, como a Lauro Muller e Carazinho.

O motivo: o obsoleto emissário submarino, criado em 1986, está entupido. Quem afirma é o chefe da agência da Casan de Laguna, Giovani Pickler. “Estamos com o emissário entupido, já há uns 30 dias. Uma empresa foi contratada com mergulhadores, sonar e demais equipamentos para desentupir, até a conclusão da obra que inicia dia 02 de janeiro, que vai levar o esgoto para a Estação de Tratamento (ETE) da Vila Vitória. Enquanto isso estamos com caminhões fazendo a sucção e levando para a estação”, destaca.

Segundo Giovani é a terceira vez que esse problema acontece, sendo que nas duas últimas a solução foi rápida. “Ele entope em virtude da maré alta. Estamos encontrando dificuldades para solução, já que a empresa contratada já está aí há quase um mês, com mergulhadores e equipamentos e não está conseguindo”, comenta.

A gravidade do problema foi relatada à chefia da Casan na capital, pela presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Deise Cardoso. “Acionei o presidente da Casan que convocou reunião de emergência para hoje (quarta-feira). Não estão encontrando o emissário submarino. Ele deu ordem para que só saiam de lá, após encontrá-lo e fazer a desobstrução”, relata Deise.

Com informações do Portal Agora Laguna

Notícias Relacionadas

Cidades do Sul querem participação nos lucros da Casan

Os seis municípios, abastecidos pela barragem do Rio São Bento, podem formar um Consórcio para captação, tratamento e distribuição da água para região

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Casan reajusta tarifa de água e esgoto em 6,08% em SC

Ligações irregulares de esgoto começam a ser notificadas em Criciúma

Multa para quem não se ligar na rede pode passar de R$ 20 mil