Saúde

Consultas para transplante de rim em Criciúma começam em março

A ideia é iniciar em março as consultas nos ambulatórios para viabilizar os transplantes e organizar uma fila de espera.

Hospital São José realiza a quarta captação de órgãos do ano

Foto: Arquivo / Comunicação Hospital São José

O Hospital São José, de Criciúma, se prepara para iniciar os transplantes de rins no Sul do Estado. Depois da publicação no Diário Oficial que habilita o procedimento na instituição, começa a organização de um cronograma de trabalho. A ideia é iniciar em março as consultas nos ambulatórios para viabilizar os transplantes e organizar uma fila de espera.

Com a liberação para iniciar os procedimentos renais, uma equipe de pelo menos 20 pessoas já está habilitada dentro do hospital para esse tipo de cirurgia. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava, por parte do município restam poucas definições.

“Precisamos apenas definir como se dará o repasse do Ministério da Saúde e abrir a agenda no Sistema de Regulação para agendamentos de procedimentos conforme a disponibilidade do hospital” explica.

Em Criciúma, cerca de 240 pacientes realizam hemodiálise nas três clínicas renais do município. A estimativa é de que pelo menos 80 pacientes estejam aptos para o transplante, através de encaminhamento de médico nefrologista.

Em Santa Catarina, instituições de saúde em Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Jaraguá do Sul estão habilitadas a realizar transplantes de rins, órgão que lidera a fila de espera no Estado. No último levantamento, realizado em novembro do ano passado pela SC Transplantes, 302 pessoas aguardavam por essa cirurgia.

Com informações do site NSC Total

Notícias Relacionadas

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.

Câmara pode votar marco regulatório de gás natural esta semana

Texto altera o regime de exploração de gasodutos no Brasil

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em março

Quem quiser sacar, terá de esperar até 22 de agosto

Prefeitura contrata médicos em caráter emergencial em Orleans

A saúde ultrapassa 5 mil consultas por mês. Novos médicos começam atuar na próxima semana.