Saúde

Número de casos de sarampo em SC sobe para 17 em 2019

Todos foram contraídos fora do estado, segundo a Dive-SC. Vacinação é a única forma de se proteger contra a doença.

Divulgação

Santa Catarina teve a confirmação de mais dois casos de sarampo e o número total de pacientes este ano chegou a 17, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Todos foram infectados fora do estado catarinense. Os novos casos são de Barra Velha e Balneário Camboriú, no Litoral Norte.

Dos 17 casos, três foram em tripulantes de um navio em fevereiro. Outros 10 foram em Florianópolis, dois em Barra Velha, um em Balneário Camboriú e um em Guaramirim, no Norte. Esses 14 casos são de pessoas que tiveram viagem ou contato com doentes de São Paulo, onde ocorre um surto. Não houve mortes.

Vacinação

A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. Quem não se vacinou contra o sarampo quando criança, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação, deve procurar os postos de saúde de acordo com a idade, orienta a Dive-SC. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses em um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre 30 e 49 anos, deve-se tomar uma dose apenas.

Sarampo em SC

Em Santa Catarina, a circulação do vírus causador do sarampo parou no ano 2000, segundo a Dive-SC. Desde então, foram registrados poucos casos, todos contraídos foram do estado: um em 2001, dois em 2003, quatro em 2005 e um em 2013. As últimas mortes no estado ocorreram em 1992.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos