Geral

Santa Catarina tem alerta para vendaval com rajadas de até 70 km/h

Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes que devem atingir parte do Estado entre esta terça (24) e quarta-feira (25); há também avisos de calor intenso e baixa umidade do ar

Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para rajadas de vento que devem atingir o Estado entre esta terça (24) e quarta-feira (25).

O órgão também fez alertas de calor intenso e baixa umidade relativa do ar no mesmo período.

As rajadas de vento estão previstas a partir do meio-dia desta terça, até 18h de quarta-feira. A principal área atingida é toda a faixa do Litoral Sul, até parte da Grande Florianópolis, conforme o mapa acima.

Os ventos podem ser moderados e persistentes, de quadrante nordeste, chegando até 70 km/h na região entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Em casos de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Calor intenso e baixa umidade

Do outro lado do Estado, o alerta da Defesa Civil é para temperaturas altas e tempo seco.

Durante esta terça e quarta-feira, a previsão do órgão indica calor intenso com máximas variando entre 35°C e 38°C no Oeste catarinense.

Além disso, nas áreas do Extremo-Oeste até parte do Meio-Oeste e Planalto Sul, a condição é de umidade relativa do ar abaixo de 30% (amarelo no mapa) e até 20% (laranja no mapa) em alguns pontos:

Divulgação

Em dias de temperaturas muito altas, a Defesa Civil indica que se procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Também é recomendado que não deixe crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; minimize exposições diretas ao sol; vista roupas folgadas e de cores mais claras e cuidado com a hidratação, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos.

Em caso de baixa umidade relativa do ar, deve-se evitar atividades físicas entre 12h e 15h e umedecer os ambientes com vasilhas de água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.

Com informações do NDMais

Notícias Relacionadas

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Temporais atingem o estado desde o início da semana

Barragem rompe na Serra gaúcha e nível da enchente pode subir até 4 metros rapidamente

A orientação imediata é que moradores de todos os municípios a partir de Santa Bárbara busquem regiões mais altas, pelo menos seis metros acima dos rios

Mulher é morta a facadas na frente dos filhos em Florianópolis

Marido é principal suspeito pelo crime e foi preso em flagrante

SC pode ter casos de “microexplosão atmosférica” com chuva vinda do RS

Fenômeno ocorre quando há mudança na temperatura e na direção dos ventos