Clima

SC pode ter casos de “microexplosão atmosférica” com chuva vinda do RS

Fenômeno ocorre quando há mudança na temperatura e na direção dos ventos

Foto: Lucas Amorelli, Diário Catarinense

Santa Catarina pode registrar episódios de “microexplosão atmosférica” nesta quinta-feira (2). O fenômeno também pode ocorrer no Rio Grande do Sul, que registra estragos, mortes e desabrigados por conta das fortes chuvas nos últimos dias. As informações são do g1.

A microexplosão ocorre quando uma corrente de vento muito forte se solta de uma nuvem de tempestade e vai em direção ao solo. Essa movimentação pode provocar estragos no local onde ocorre.

Fatores como grande mudanças na temperatura e na direção dos ventos favorecem a formação de microexplosões. De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que conversou com o Jornal Nacional, a cidade de Santa Cruz do Sul (RS) registrou uma microexplosão no último sábado (27).

Nesta quinta-feira, uma frente fria avança para Santa Catarina, o que deve fazer com que a chuva ganhe força no Estado. As áreas de maior atenção são as que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, em especial o Oeste, Planalto Sul e Sul do Estado.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta na quarta-feira (1°), em que indica risco de moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos à rede elétrica e deslizamentos no território catarinense.

Já no Rio Grande do Sul, chuvas intensas devem continuar nesta quinta-feira, com possibilidade de chover perto dos 200 milímetros, o que pode provocar novas inundações. Também há previsão de rajadas de até 100 km/h e possibilidade de deslizamentos.

Os temporais dos últimos dias já deixaram 11 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos no Estado. O Governo do Estado decretou estado de calamidade pública por conta da situação.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Polícia Civil apura caso de estelionato que deixou prejuízo de R$ 500 mil em SC

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Criciúma e Içara

Tigre: Mais doações ao RS partiram do Heriberto Hülse

SC passa de 180 mortes por dengue, mas vacinação segue baixa

Estado já registra 267.977 casos confirmados da doença em 2024. Vacinação no público-alvo segue abaixo dos 35% em todas as regiões onde é aplicada.

Bebê gaúcho de 17 dias é levado a hospital de Curitiba em 1º transporte aeromédico de SC em apoio ao RS

Ação faz parte da ajuda catarinense às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Criança foi levada em avião de Santa Catarina.