Saúde

Unidades Básicas de Saúde de Siderópolis retomam atendimento na próxima semana

Decisão foi tomada para que municípios possam voltar a oferecer serviços importantes para a promoção a saúde da população

Divulgação

Em reunião virtual realizada nesta sexta-feira, 15, pela Comissão de Intergestores Regional (CIR) que reuniu todos os gestores de saúde da Amrec, Regional de Saúde e os Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) ficou definido que todos os municípios da Amrec tem a autonomia para avaliar e decidir acerca do retorno das atividades das unidades de saúde. Dessa forma, deixa de valer o decreto regional que estava orientando os municípios sobre as medidas a serem adotadas e passa a ser respeitado o Decreto Estadual em vigência.

Em Siderópolis, o retorno dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) está previsto para a próxima semana, com previsão para o dia 20. A partir desta data, os pacientes Covid-19 que precisarem de atendimento não devem mais se dirigir às unidades de saúde e sim procurar o local de referência para este tipo, instalado no Pronto Atendimento 24 horas.

Conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, a medida se faz necessária diante do longo período em que a população vem enfrentando dificuldades para ter o atendimento ideal para a promoção da saúde. “A população está desassistida por muito tempo. Precisamos retomar os atendimentos, seja odontológico, médico ou preventivo. Dessa forma estaremos evitando maiores problemas da saúde pública e voltando a trabalhar a prevenção”, explica.

A decisão é mais um desdobramento a partir do novo mapa estadual que aponta o risco potencial para contágio da Covid-19 apresentado na quarta-feira, 13, em que a região passou de gravíssimo para grave. Entretanto, apesar da leve melhora, Janaina destaca que a população não deve relaxar na prevenção e que a equipe de saúde do município retoma às atividades respeitando todas as medidas de prevenção a Covid-19.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados