Geral

Turvo monta plano de retorno das aulas presencial

A secretária de Educação explica que as famílias poderão escolher se o aluno estudará de forma híbrida

Divulgação

As aulas da rede municipal de ensino de Turvo estão previstas para retornarem no dia 1 de março para estudantes de pré-escolar, ensino fundamental 1 e 2. A data de retorno foi definida conforme decisão do colegiado de prefeitos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). No dia 8 de março é a vez das aulas serem retomadas nas creches (Centro de Educação Infantil).

A secretária de Educação, Elizete Ribeiro, explica que o município de Turvo está com o mapeamento da educação preparado para enfrentar diversos cenários, pois conforme o andamento da pandemia, podem mudar as recomendações que o governo do estado orienta.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, reforça a necessidade de a população estar atenta aos comunicados, bem como ter paciência e cautela devido a situação de saúde. O vice-prefeito, Osvaldo Fávaro, lembra que é uma situação atípica, mas com paciência e esperança, logo tudo se supera.

A secretária de Educação explica que as famílias poderão escolher se o aluno estudará de forma híbrida, com 50% das aulas presenciais e 50% online, ou se adotará 100% online.

Nas escolas em que existe o período integral, as aulas vão ocorrer com capacidade de 50% em cada série, com metade da turma no período matutino e metade no período vespertino. Diante desta realocação, não haverá aulas integrais e nem almoço na unidade escolar.

Já nas escolas sem período integral, as turmas precisarão trabalhar com as turmas alternadas em um rodízio: metade da classe estudará um dia, e a outra metade no dia seguinte. Nos dias sem aula na escola, os alunos receberão material para realizar atividades em casa.

A secretária de Educação, Elizete, lembra que tudo faz parte de um planejamento, mas que pode sofrer mudanças diante das alterações conforme a pandemia. “Vivemos um momento de responsabilidade de todos. Os pais precisam lembrar de enviar os filhos com duas máscaras de proteção, garrafa de água individual e álcool 70%. Mesmo com o início da vacinação será preciso tomar todos os cuidados”, lembra. O mapeamento do transporte escolar, com a rota, baseada na capacidade de 50%, já iniciou em atendimento a rede de ensino particular.

A chamada dos profissionais da educação se baseou na prorrogação do último processo seletivo, aprovado pela Câmara de Vereadores, diante do quadro de profissionais necessários, a atenderem este grupo de estudantes.

Notícias Relacionadas

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS

Nível das águas do Guaíba continua baixando

Na medição das 12h, cota estava em 4,54 metros

Dados mostram que 15 pessoas morrem todos os dias nas rodovias federais

Nos primeiros 90 dias de 2024, elas foram palco de 16.921 sinistros, que deixaram 1.363 mortos e 19.996 feridos.