Segurança

Foragido por homicídios e suspeito de liderar quadrilha de roubo a banco estilo ‘novo cangaço’ é preso em SC

Segundo a Polícia Civil, o criminoso morava em São João Batista há pelo menos três anos, tinha uma vida confortável e estava trabalhando em uma loja de automóveis.

Giroflex PM foto noturna

Divulgação

A Polícia Civil prendeu na segunda-feira (8) em São João Batista, na Grande Florianópolis, o homem suspeito de liderar entre 2012 e 2013 uma quadrilha responsável por diversos roubos a banco no país. Além da investigação sobre a influência dele na modalidade conhecida como “novo cangaço”, realizada por grupos fortemente armados, o homem de 34 anos estava foragido do sistema judiciário da Bahia após ser condenado por dois homicídios e tráfico de drogas.

Segundo Anselmo Cruz, da Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), ele morava na cidade há pelo menos três anos, tinha uma vida confortável e estava trabalhando em uma loja de automóveis.

“Continua sendo investigado até agora o possível envolvimento dele em outros crimes, como a prática de crimes aqui, até porque é um criminoso com mais de 30 anos de pena para cumprir ainda”, contou Cruz.

No momento da prisão, o homem não apresentou documentos falsos, mas a polícia identificou que durante o período em que estava morando no estado catarinense ele teria usado uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e RG falsos.

O homem estava foragido desde 2015 da Bahia. Segundo a polícia, antes da mudança para Santa Catarina, ele chegou a se esconder em São Paulo. Ele foi recolhido para o sistema prisional da região e será levado para a Bahia para continuar cumprindo a pena.

A modalidade “novo cangaço” é utilizada por quadrilhas à assalto a banco quando vários criminosos atacam pequenas cidades, assustando moradores e atirando contra forças policiais enquanto roubam uma ou mais agências bancárias. No ano passado, a cidade de Criciúma, no Sul, acordou sob um ataque dessa modalidade.

Conforme Cruz, ainda não há indícios de que o homem preso na segunda participou de alguma ação no estado. A prisão ocorreu após uma semana de trabalho da inteligência depois de uma denúncia. O trabalho da Polícia Civil continua.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados