Geral

“Lockdown no Brasil ainda não aconteceu”, diz secretário de Saúde de SC

Secretário André Motta Ribeiro considera que medida como lockdown não é factível no Brasil porque precisa ser um movimento coordenado por todos os estados e também com anuência federal

Divulgação

O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, cumpriu agenda na última terça-feira (16) em Joinville. Ele visitou hospitais da região, como o Regional Hans Dieter Schmidt, e também as unidades de Campanha Leste e Sul. 

Além do anúncio dos mais 20 leitos que serão abertos em Joinville e outros dez inaugurados na próxima segunda-feira (22) em Rio Negrinho, o secretário falou o que pensa sobre medidas mais restritivas como lockdown no estado. 

– Primeiro que lockdown no Brasil não aconteceu. Lockdown é uma atitude mais extrema, quando se tira as pessoas da rua, de circulação. Proíbe [a população] de sair de casa e apenas atividades essenciais são mantidas – destaca.

O secretário ilustra como exemplo o registrado na China em 2020 quando cidades precisaram decretar a medida no momento em que houve a identificação da doença e a população precisou se manter dentro de casa. No entanto, ele defende que o mesmo não aconteceu em nenhum lugar do Brasil. 

– O que nós fizemos aqui foram restrições de atividades consideradas de maior risco para aumentar a velocidade de transmissão do vírus, atuando nos supercondutores. Aos finais de semana foram mais focados porque é um momento em que se tem mais atividades de lazer. Mas não há lockdown em Santa Catarina – pontua.

Motta ainda considera que o país não conseguiriam adotar a medida. 

– Até acho que isso [lockdown] não é factível em um país como o Brasil porque precisa ser um movimento coordenado por todos os estados e também com anuência do ente federal – enfatiza.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados