Saúde

Gestantes com comorbidades voltam a ser vacinadas em SC com doses de Coronavac e Pfizer

Imunização desse público com a vacina da Astrazeneca/Fiocruz e de gestantes sem comorbidades seguem suspensas

Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades vai ser retomada em SC com doses da Pfizer e da CoronaVac. A decisão do governo do Estado foi comunicada em nota no fim da tarde desta quarta-feira (12), após reunião com profissionais de diversas áreas da saúde. Segundo o Estado, a retomada está autorizada já a partir desta quinta-feira (13).

A aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz continua suspensa para este público. A paralisação atende a uma recomendação da Anvisa e do Ministério da Saúde.

Para gestantes e puérperas sem comorbidades, a vacinação continua suspensa independentemente do tipo de vacina. A decisão segue orientação do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. As orientações do Estado para os municípios catarinenses foram divulgadas em uma nota técnica.

– Considerando que o risco benefício da vacinação deste grupo é altamente favorável e tem como principal objetivo proteger grávidas e puérperas, o Estado optou por seguir a recomendação do Ministério da Saúde e dar continuidade à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com as outras vacinas que temos à disposição neste momento – afirmou o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Para que possam ser vacinadas, as gestantes e puérperas com comorbidades devem comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina COVID-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

Sem definição sobre quem já tomou a vacina

Com relação às grávidas e puérperas que já tomaram a primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, a Secretaria de Saúde aguarda recomendações do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. Até que isso ocorra, a aplicação da segunda dose da vacina deste fabricante também fica suspensa.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta na nota que os municípios monitorem as gestantes e puérperas que já receberam as vacinas contra a Covid-19, notificando imediatamente qualquer evento adverso.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Guardiões do Verão do Colégio Satc aprendem sobre os movimentos da Terra

Atividade lúdica estimulou os alunos do Infantil III sobre o entendimento das estações do ano, do dia e da noite

3ª edição do WorkChopp propõe desenvolvimento e networking em noite descontraída

Iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO reuniu 40 profissionais de diferentes áreas e contou com a participação de quatro mentores.

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim