Saúde

Brasil registra primeiro caso da variante indiana da Covid-19

Variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos

Divulgação

O governo do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de Covid-19 provocada pela variante indiana do novo coronavírus no estado e o primeiro do país.

De acordo com o secretário da Saúde do estado, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos que estava à bordo do navio MV Shandong Zhi.

No domingo (16), o governo do estado informou que havia sido notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente com diagnóstico positivo para a Covid-19.

A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países – 27 novos desde 28 de abril -, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na terça-feira (11).

O documento também apontou que “as sub-linhagens da B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, “parecem ter taxas maiores de transmissão”, com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como “moderadas” e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

A segunda onda do novo coronavírus atingiu a Índia com força e atraiu a atenção de autoridades e cientistas. O país tem registrado recorde de mortes nas últimas semanas, inclusive ultrapassando o Brasil. 

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados