Educação

Matemática mais simples por meio de jogos e desafios

Raciocínio lógico, estratégia e memorização fazem parte de ações estimuladas por meio da prática

Divulgação

Para alguns, fórmulas, estruturas e contas se descortinam fáceis. Mas não para todos. A Matemática e seus cálculos são fundamentais não apenas nas questões básicas, mas para desenvolver aspectos estratégicos, de raciocínio lógico e memorização. Para mostrar como isso pode ser simples e divertido, as professoras e a coordenação do Colégio Satc criaram uma gincana.

Divididos em níveis, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e do 1º ano do ensino médio, participaram de um mês de atividades diferentes na Matemática. Rolou tarefa surpresa, quiz matemático, mascote da turma, olimpíada matemática e até competições de tangram e cubo mágico.

“O envolvimento dos alunos foi muito bom. Eles se divertiram, brincaram e se participaram das atividades. Foi uma forma diferente na aquisição de conhecimento”, ressalta a professora Marlene Romagna.

A largada da gincana foi no dia 6 de maio, quando se comemora o dia da Matemática. “Foram vários desafios para as turmas, sempre trazendo atividades diferenciadas e que estimulavam o raciocínio e a estratégia”, pondera a coordenadora do ensino médio, Adriana Just Schmidt.

As disputas do cubo mágico e do tangram contribuíram para mostrar concentração e habilidade. No primeiro, foi necessário entender o algoritmo para colocar unir as cores iguais no mesmo lado do quadrado. Já no tangram, o quebra-cabeça chinês com sete peças, é importante ter habilidades e visualizar figuras que podem ser formadas com ele.

A Matemática na Torre Hanói

A famoso quebra-cabeça foi uma proposta da professora Camili Garcia para suas turmas do 9º ano. “O jogo pode ser usado desde o ensino infantil até o médio, claro que ampliação do desafio. Mas é importante fazer com que eles compreendam a estratégia que precisa ser aplicada”, revela a professora.

Entre o conteúdo que está trabalhando neste semestre com os alunos está a potenciação, o número elevado a algum expoente. E com a Torre de Hanói é possível traçar esse paralelo. “A maioria conseguiu jogar, completar o desafio. Eles buscaram estratégias, estimularam a resolutividade e pensamento rápido para conseguir resolver o jogo”, complementa Camili.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados