Geral

Governador Carlos Moisés e embaixador dos EUA assinam memorando para ampliar parcerias em áreas prioritárias

O chefe do executivo estadual que recebeu o embaixador Todd C. Chapman com honras militares apresentou as potencialidades de Santa Catarina, a capacidade empreendedora e os avanços obtidos na gestão pública catarinense desde o início da atual gestão

Divulgação

O governador Carlos Moisés assinou nesta segunda-feira, 28, em Florianópolis, um memorando de entendimento com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para parcerias em áreas do comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos. Além de melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, definição de metas, parâmetros, resultados e intercâmbio.

O chefe do executivo estadual que recebeu o embaixador Todd C. Chapman com honras militares apresentou as potencialidades de Santa Catarina, a capacidade empreendedora e os avanços obtidos na gestão pública catarinense desde o início da atual gestão.

“Nosso estado é pequeno em território, mas com uma força gigante na economia e qualidade de vida. Enquanto o mundo inteiro diminuiu suas exportações e desaqueceu o mercado, Santa Catarina cresceu de forma extraordinária. E os Estados Unidos são um grande parceiro. Esse acordo é um momento histórico. Gera novas oportunidades e deve aprimorar projetos futuros e parcerias e que tragam benefícios para a sociedade que espera das nossas atividades um resultado prático e que melhore suas vidas”, disse o governador Carlos Moisés.

O acordo tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Neste período, as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto. Os Estados Unidos e Santa Catarina devem se comprometer com o intercâmbio de especialistas e promoção de visitas técnicas. Este é o segundo protocolo de intenção assinado pelo governador Carlos Moisés. O primeiro, em 2020, foi com a Alemanha.

“A maior exportação da economia americana é a propriedade intelectual, nosso conhecimento, nossas inovações. Santa Catarina é exemplo disso. Baseada em suas tecnologias e espírito empreendedor é um dos estados mais ricos da nação e nós queremos ser parte dessa história fortalecendo as parcerias”, afirmou o embaixador Todd Chapman.

A secretária de Estado de Articulação Internacional (SAI), Daniella Abreu, ressalta que o memorando representa um marco nas relações entre Santa Catarina e os EUA. “É um prazer poder assinar este documento na mesma semana que completo um ano de governo. Estamos trabalhando neste acordo desde agosto de 2020 e este é o resultado. Relações internacionais é um trabalho de consistência, paciência e determinação que pode gerar frutos fantásticos.”

Também acompanharam a assinatura os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon, de Integridade e Governança, Naiara Augusto, de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, adjunto da Agricultura da Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus, chefe da Casa Militar, André Alves, e chefe do gabinete do governador, Marcio Ferreira, além da cônsul geral Shane Christensen e outros representantes da comitiva.

Após a assinatura do documento, a secretária Daniella Abreu acompanhou o embaixador Todd Chapman, o cônsul Shane Christensen e comitiva em visitas e reuniões na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), para discutir áreas de cooperação e desenvolvimento tecnológico; e no Sapiens Parque, sobre tecnologia e inovação e tecnologia ambiental com o presidente Daniel Leipnitz.

No início da manhã, também estiveram com os representantes da Fiesc, do Sistema Faesc/Senar-SC, da Fecomércio/SC e do Sebrae/SC.

Notícias Relacionadas

Hóspede é preso após furtar televisão e alimentos em Criciúma

O autor foi capturado por um policial de folga no Centro da cidade

Semana começa com tempo firme em SC, mas promete ‘virada’; veja quando

Segundo a Defesa Civil, o tempo começa firme no Estado, mas haverá mudanças

Desabamento de mina deixa ao menos uma vítima ferida em Treviso

Colisão entre veículos deixa cinco ocupantes feridos em Balneário Gaivota

Uma das vítimas apresentava dor no tórax e um corte no rosto. A ocorrência aconteceu na noite desse domingo, dia 5, na SC-449