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Librelato celebra bons resultados em meio à pandemia global

A Librelato apresentou crescimento de 93% nos cinco primeiros meses desse ano. Os números chamam a atenção, uma vez que o aumento do mercado de linha pesada cresceu 82%.

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A Librelato apresentou crescimento de 93%, com receita operacional líquida de 110 milhões de dólares, aproximadamente, com margem EBIT acima de 12%, nos cinco primeiros meses desse ano. Os números chamam a atenção, uma vez que o aumento do mercado de linha pesada cresceu 82%. O aumento no total geral do mercado nacional de reboques, semirreboques e carrocerias sobre chassis foi de 67,56%, enquanto as exportações cresceram 182,76% até o mês de maio, segundo dados da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

De acordo com José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, o agronegócio é o grande impulsionador do setor, responsável por mais de 60% das operações. “A renovação dos equipamentos no campo está puxando as vendas, assim como a volta da construção civil e as novas concessões de infraestrutura potencializam os negócios. Atualmente, dois terços do PIB brasileiro rodam em semirreboques”.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um aumento de 5,7% na produção nacional de grãos. Com isso, a colheita esperada é de 271,7 milhões de toneladas, número que apresenta um acréscimo de 14,7 milhões de toneladas, comparado à produção de 2019/2020.

“O agronegócio representa um importante mercado para a Librelato, que possui diversos produtos em seu portfólio desenvolvidos para esse mercado, como as linhas graneleira e basculante, que inclui semirreboques, bitrens, rodotrens e tritrens basculantes”, destaca Sprícigo.

Segundo o executivo, o grande desafio para o mercado na recuperação pós-pandemia são os gargalos de abastecimento. “A alta demanda da cadeia, afetada pela pandemia, aumentou os custos e reduziu os estoques. É preciso administrar a escassez de peças e insumos com estratégia. Mas, acreditamos em um 2022 mais equilibrado entre oferta e demanda”.

Apesar do desafio, a Librelato segue alcançando marcas estáveis de acordo com seu planejamento estratégico, com produção de 60 unidades/dia e prevê crescimento de 15% em 2022. Nas exportações, a Librelato também registra bons números, com 400 produtos exportados no ano passado, resultado comprometido pela crise sanitária que atingiu todos os países. A expectativa para 2021 é de exportar mais de mil produtos. Essa performance coloca a Librelato como segunda maior exportadora de semirreboques do Brasil.

E para auxiliar o mercado de reposição na disponibilidade de produtos, a Librelato ainda conta com a Libreparts, lojas exclusivas localizadas em redes de concessionárias da marca. O crescimento estimado pela empresa em aftermarket neste ano é de 78%, comparado a 2020.

Investimentos contínuos são estratégia da Librelato

Para manter o crescimento e a retomada econômica, a Librelato prevê investir aproximadamente seis milhões de dólares até o final de 2021 em tecnologia. Os investimentos têm objetivo de implantar melhorias em seus processos de produção e consequentemente desenvolver produtos que possam oferecer mais segurança nas estradas.

Entre elas está a implantação do sistema MES – Manufacturing Execution System, que gerencia e monitora todos os processos de trabalho da planta industrial, fornecendo informações em tempo real provenientes de máquinas robôs, além de monitorar as atividades das pessoas.

“O sistema MES compara o que foi planejado com o que realmente está sendo executado, podendo otimizar toda a linha de produção, desde o momento em que a ordem é emitida até o embarque dos produtos finais”, explica o executivo.

Além dos novos processos de gestão, a Librelato lançará em breve sua linha 2022, que inclui três novos produtos, desenvolvidos após longos processos de pesquisa e desenvolvimento, sempre focados na inovação, segurança e alta tecnologia.

Desde 2019 a empresa oferece a seus clientes a opção aos clientes dos implementos saírem de fábrica totalmente conectados, tecnologia que possibilita aos frotistas e transportadores uma gestão inteligente do transporte.

Os novos implementos devem vir equipados com o sistema EBS, que tem previsão de obrigatoriedade a partir de 2023 no Brasil. A tecnologia melhora a estabilidade, diminuindo o risco de tombamento dos implementos nas curvas. O sistema EBS – Eletric Brake System é instalado próximo às rodas e regula a pressão do freio, além de calcular a intensidade da frenagem que o motorista aplicará e quanto de pressão será necessário na frenagem.

Outro destaque de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento da Librelato é a eficiência energética aplicada no design dos produtos, com soluções técnicas que trazem maior capacidade de carga, melhor aerodinâmica e maior vida útil, além de eixo propulsor e placas solares.

“A Librelato se orgulha de ser uma das implementadoras mais inovadoras do Brasil. Buscamos sempre gerar valor e segurança nas estradas, bem como ampla disponibilidade do produto aos clientes para que os frotistas e o setor de transportes como um todo possam obter a melhor gestão de sua frota, em qualquer parte do País”, finaliza.

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