Clima

SC deve ter geada e novo amanhecer de frio extremo neste sábado

Depois de registrar o dia mais frio do ano no país, Estado deve ter mais dias gelados no fim de semana com mínima de até -7°C

Divulgação

Santa Catarina deve ter geada em várias regiões e mais um amanhecer de frio extremo neste sábado (31). A previsão foi divulgada em alerta da Epagri/Ciram, órgão do governo do Estado. Segundo o aviso meteorológico, as temperaturas mínimas podem chegar de -4°C a -7°C nas áreas mais altas da Serra Catarinense.

Na maior parte do Estado, os termômetros devem marcar de 0 a 5°C e, nas regiões mais frias, as mínimas podem chegar a -1°C e até -5°C. Com um frio tão intenso, geadas amplas devem ser registradas nas regiões mais geladas, segundo a Epagri/Ciram.

O amanhecer de sábado promete ser um pouco menos intenso quanto o desta sexta-feira (30), considerado o dia mais frio do ano em todo o Brasil segundo a Epagri/Ciram. A menor temperatura que conferiu essa marca ocorreu em Urupema, na Serra Catarinense, onde os termômetros marcaram -8,92°C, às 7h.

A temperatura superou o recorde da quinta-feira, que já havia registrado um início de dia congelante com mínima de -8,6°C, também em Urupema. Nesse dia, por causa da umidade presente no Estado, 28 cidades registraram neve, para a alegria de moradores e turistas. Como não há nuvens e umidade na massa de ar presente sobre o Estado, não há previsão de neve para os próximos dias – apenas de geada.

Quando o frio vai embora?

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o frio só deve começar a ir embora realmente no decorrer do domingo. Depois de mais um amanhecer que promete ser gelado, na parte final do dia há previsão de chuva em áreas próximas ao Paraná. Com a chegada da nebulosidade e da chuva, as temperaturas devem começar a subir – ao contrário do que muitas pessoas acreditam, de que a chuva antecipa o frio.

No começo da próxima semana, ainda deve fazer frio em SC, mas não de forma tão intensa como ocorreu nos últimos dias em todo o Estado, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Temporais atingem o estado desde o início da semana

Barragem rompe na Serra gaúcha e nível da enchente pode subir até 4 metros rapidamente

A orientação imediata é que moradores de todos os municípios a partir de Santa Bárbara busquem regiões mais altas, pelo menos seis metros acima dos rios

Mulher é morta a facadas na frente dos filhos em Florianópolis

Marido é principal suspeito pelo crime e foi preso em flagrante

SC pode ter casos de “microexplosão atmosférica” com chuva vinda do RS

Fenômeno ocorre quando há mudança na temperatura e na direção dos ventos