Geral

Cocal do Sul ganha mais uma rua asfaltada

A Rua Fernando de Fáveri, no Centro, recebeu pavimentação asfáltica com investimento total de R$ 190 mil, através de recursos próprios

Divulgação

A Rua Fernando de Fáveri, que liga a Cerâmica Eliane à SC-108, bem no Centro de Cocal do Sul, recebeu pavimentação asfáltica e foi inaugurada nesta sexta-feira (17). A melhoria na via beneficiará não só os moradores daquela localidade, como também os motoristas que trafegam diariamente por ali.

A via, cuja extensão é de 243 metros, teve investimento total de R$ 190 mil, através de recursos próprios. O ato, que ocorreu nesta manhã, contou com a presença de servidores, secretários, vereadores e da comunidade. O primeiro prefeito de Cocal do Sul, Ítalo Rafael Zaccaron, acompanhado de sua esposa, Neiva, também estiveram prestigiando e falaram em nome dos moradores.

Esta ação faz parte do cronograma do mês de setembro, que está repleto de inaugurações e lançamento de projetos devido ao aniversário de 30 anos de Cocal do Sul, comemorado no dia 26. “O nosso compromisso é atender o anseio da comunidade, colocando uma camada de asfalto de ótima qualidade, o desenvolvimento começa na infraestrutura e temos isso a oferecer aos moradores que agora foram contemplados com este asfalto; esta é a quarta rua pavimentada que entregamos neste mês de setembro”, comenta o secretário municipal de infraestrutura, Vanderlei Figueiredo.

Por trás do nome da rua: conheça a história de Fernando de Fáveri

Fernando de Fáveri nasceu em Tubarão em 30 de maio de 1887, filho de Pedro de Fáveri e Maria de Fáveri. Com a idade de seis anos, passou a residir no Distrito de Cocal, quando essa localidade era conhecida pelo nome de Acioli Vasconcelos. Com 28 anos, casou-se com Marieta Dal Toé de Fáveri, com quem teve os filhos Germano, Hercílio e Otávio. Em 1919, depois de passar por um tempo na Argentina, retornou ao Brasil e passou a dirigir a Sociedade de Cooperativa Cocal. Mais tarde, foi convidado a assumir a direção da Sociedade Colonial Cocal durante cinco anos.

Incentivador da indústria carbonífera de nosso município, foi junto com Vitório Búrigo, Domingos Fontanella e outros, fundador da Companhia Carbonífera Visconde de Thonay. Mais tarde, reconhecendo que somente uma indústria de grande porte poderia dar maior desenvolvimento ao Distrito de Cocal, lançou a ideia de construir uma indústria cerâmica que foi a precursora da atual Cerâmica Eliane.

Em 1936, conseguiu a construção do Grupo Escolar Professor Padre Schuller pelo Governo do Estado, após doar a este toda a área necessária a sua construção. Foi sócio fundador da Rádio Difusora de Urussanga, hoje Rádio Marconi. Em 1946, foi eleito vereador pelo extinto Partido Social Democrático, e em 1948 foi presidente da Câmara Municipal.

Católico fervoroso, educou seus filhos nos sagrados princípios desta religião, a qual professou até os últimos instantes de sua vida. Faleceu em 24 de dezembro de 1976, sepultado no Cemitério do Distrito de Cocal.

Divulgação

 

Notícias Relacionadas

Hóspede é preso após furtar televisão e alimentos em Criciúma

O autor foi capturado por um policial de folga no Centro da cidade

Semana começa com tempo firme em SC, mas promete ‘virada’; veja quando

Segundo a Defesa Civil, o tempo começa firme no Estado, mas haverá mudanças

Desabamento de mina deixa ao menos uma vítima ferida em Treviso

Colisão entre veículos deixa cinco ocupantes feridos em Balneário Gaivota

Uma das vítimas apresentava dor no tórax e um corte no rosto. A ocorrência aconteceu na noite desse domingo, dia 5, na SC-449