Saúde

Criciúma participará de censo nacional sobre saúde bucal

Levantamento é promovido a cada 10 anos pelo Ministério da Saúde

Divulgação

Criciúma foi escolhida para representar a região sul de Santa Catarina no censo Saúde Bucal Brasil 2021 (SB Brasil). O levantamento, realizado a cada 10 anos, avalia o progresso e as necessidades da saúde bucal dos brasileiros. A preparação da equipe de campo começa em outubro, e as coletas de dados ocorrerão nos meses de novembro, janeiro, fevereiro e março.

Para o gerente municipal de saúde bucal, Cristian Serpa, a realização do censo possibilita identificar e propor melhorias para a saúde da população. “Através do 1º SB Brasil, de 2001, notou-se a necessidade de implementar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e o programa Brasil Sorridente”, explicou. O levantamento deve mostrar melhoria significativa em relação ao último censo, de 2010. “Hoje a odontologia é mais preventiva que curativa, educando desde criança sobre a higiene bucal, para que cresçam sem doenças dentárias”, apontou.

Ao todo, o Ministério da Saúde selecionou 429 municípios participantes, sendo 17 de Santa Catarina. A determinação é de que a equipe de campo, formada por três dentistas da prefeitura, realize 500 exames. O local avaliado, chamado de “setor censitário”, será a região da grande próspera. Os profissionais visitarão moradores para coletar dados sociodemográficos e socioeconômicos, além de fazer a avaliação da condição bucal, instruída por um formulário do ministério.

De acordo com Serpa, Criciúma é referência para o estado em saúde bucal, com mais de 40 unidades com consultório odontológico, pronto atendimento para situações de emergência e um CEO regional, atendendo também Siderópolis, Nova Veneza e Treviso. “O pronto atendimento, localizado no bairro Boa Vista, funciona todos os dias, auxiliando a população com dores urgentes e quedas. Já o CEO, na Próspera, oferta atendimentos especializados, como cirurgia de siso, aparelhos para crianças, próteses, tratamentos para bruxismo, de canal e periodontal”, concluiu.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados