Segurança

Delegacia de Pessoas Desaparecidas completa oito anos com 30 mil casos resolvidos

Desde 2012, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do programa SOS Desaparecidos, vem trabalhando com atendimento e encontro de desaparecidos, dando atenção especial às crianças e adolescentes

Giroflex PM foto noturna

Divulgação

A Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD) da Polícia Civil completa oito anos de existência nesta sexta-feira. Nesse tempo de vida, a delegacia atingiu a marca de cerca de 30 mil pessoas localizadas. Atualmente, há na DPPD 1.383 boletins de ocorrência de desaparecimentos, sendo 18 crianças, 120 adolescentes e 1.244 adultos. De acordo com delegado titular da delegacia, Wanderlei Redondo, quase a totalidade dos casos é resolvida via telefone; as investigações são realizadas em redes sociais, sites federais e estaduais.

Polícia Militar e Instituto Geral de Perícias também trabalham na busca de pessoas desaparecidas

Desde 2012, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do programa SOS Desaparecidos, vem trabalhando com atendimento e encontro de desaparecidos, dando atenção especial às crianças e adolescentes. A PMSC é a única polícia militar no país que possui uma equipe de dedicação exclusiva na busca, divulgação e armazenamento de dados de desaparecidos.

IGP coleta material de familiares

Por meio do Programa Conecta, o Instituto Geral de Perícias contribui com a localização de pessoas desaparecidas e a identificação de pessoas de identidade indeterminada, por meio de dados obtidos de seus familiares e da utilização de ferramentas de Antropologia Forense, Odontologia Legal, Genética Forense e Representação Facial Humana.

Por meio do programa, a equipe do Instituto Geral de Perícias realiza a coleta de materiais biológicos dos familiares dos desaparecidos e faz a posterior inserção dos seus perfis genéticos no Banco Estadual de Perfis Genéticos de Santa Catarina (BPG/SC) e no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), bem como a realização da progressão de idade e modificações faciais em imagens da pessoa desaparecida, para divulgação nos programas públicos para busca de desaparecidos.

Tem alguém conhecido que desapareceu?

Utilize os serviços disponíveis:

Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas : http://desaparecidos.pc.sc.gov.br/ ou pelo 181

SOS Desaparecidos da Polícia Militar: https://www.pm.sc.gov.br/sos-desaparecidos ou pelo 190.

Programa Conecta do IGP: https://www.igp.sc.gov.br/conecta/

Telefone: (48) 98843-7253

Notícias Relacionadas

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS

Nível das águas do Guaíba continua baixando

Na medição das 12h, cota estava em 4,54 metros

Dados mostram que 15 pessoas morrem todos os dias nas rodovias federais

Nos primeiros 90 dias de 2024, elas foram palco de 16.921 sinistros, que deixaram 1.363 mortos e 19.996 feridos.