Geral

Parque das Nações Cincinato Naspolini completa dez anos

Inaugurado em 2011, o ambiente é um atrativo para os moradores e turistas, além de remeter a história de Criciúma

Divulgação

O primeiro grande parque de Criciúma comemora dez anos de inauguração nesta segunda-feira (27). Remetendo a história do carvão e das etnias, o Parque das Nações Cincinato Naspolini é um atrativo para os moradores e visitantes. O espaço é todo voltado para a qualidade de vida, com equipamentos de lazer e recreação. Em comemoração à sua primeira década, a Prefeitura de Criciúma fará uma série de atividades no próximo domingo (3).

“Em 2011, inauguramos este espaço que mudou a região da Próspera e a nossa cidade. Antes, era uma área degradada e se tornou um local sinônimo de saúde e lazer. O Parque das Nações lembra a história do município, com as etnias e o carvão, mas também é voltado para o futuro. Hoje, já temos outros dois parques com o mesmo intuito: dar opções de recreação para os criciumenses e atrair visitantes. E estamos indo em direção da construção do quarto parque, agora, na região da Santa Luzia”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O parque tem uma área de 109 mil metros². O espaço possui academia, quadras poliesportivas, palco, quadras de areia, cancha de bocha, ciclovia e pista de caminhada e espaço pet. Além disso, o espaço possui uma réplica da estação ferroviária que existiu em 1923, em Criciúma. Com a capacidade de transportar até 40 passageiros, Terezinha 01, faz um passeio, gratuitamente, panorâmico pelo espaço.

Dez anos da Mina de Visitação

No mesmo ano do aniversário do parque, a Mina de Visitação Octávio Fontana completa a sua primeira década também. Localizada no bairro Naspolini, o local é uma viagem à época da extração do carvão mineral, que colocou Criciúma como referência no assunto em nível nacional. Hoje, ainda é destaque, por ser uma das seis minas de visitação do mundo e a única da América Latina.

Uma réplica de uma locomotiva de 1922 passa pelas galerias com dez pessoas por viagem. Em aproximadamente 30 minutos, a história do carvão e como ocorre a extração do mineral é apresentada.

Atualmente, ela é administrada pela Satc e funciona para visitação terça-feira, das 14h às 18h, e de quarta a domingo das 9h às 12h/13h às 18h.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados