Saúde

SC confirma ‘novidades’ com 65% de imunizados, explica busca ativa e reforço vacinal

Secretário de Saúde afirma que flexibilização do uso de máscaras para espaços abertos está em pauta; mais de 400 mil catarinenses não voltaram para receber a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Divulgação

Santa Catarina terá novidades em novembro sobre o uso de máscaras em locais abertos. Além disso, o secretário de Estado da Saúde detalha como está sendo realizada a busca ativa das mais de 400 mil pessoas que estão atrasadas para a aplicação da vacina contra a Covid-19.

André Motta Ribeiro, responsável pela pasta, conversou com a jornalista e apresentadora do Grupo ND, Ildiane Silva, para o ND Notícias e afirma que a flexibilização do uso de máscaras está sendo discutido, mas que conta com alguns entraves.

“O que é feito pelo ente federal é soberano, mas precisamos do entendimento do Ministério da Saúde sobre a desobrigação do uso de máscaras. Temos uma lei, de julho do ano passado, que determina isso e precisamos entender que o governo federal deveria revogar a lei ou, eventualmente, nós tomamos o caminho como o Rio de Janeiro de seguir a Assembleia Legislativa”.

Ainda de acordo com o secretário André Motta Ribeiro, a desobrigação do uso de máscaras é debatido, inicialmente, para espaços ao ar livre, por exemplo, parques e praias e levando em conta a vacinação completa de 65% da população de Santa Catarina.

“É importante entendermos o que precisamos fazer e como evoluir. Então, teremos novidades no mês de novembro”, complementa.

Vacinação e busca ativa

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), mais de 465 mil pessoas não retornaram para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Entre eles, 181.010 que tomaram a dose da AstraZeneca, outros 140.579 da Coronavac e outros 143.842 catarinenses que receberam a Pfizer.

“Quando identificamos a discrepância de registros, fazemos uma lista das pessoas, encaminhamos aos municípios e eles fazem a busca ativa. Apesar de algumas situações pontuais de pessoas que realmente não acreditam na vacinação, está sendo tratado com as campanhas e assim por diante”, explica o secretário de Saúde.

De acordo com o Vacinômetro SC, atualizado na tarde desta segunda-feira (1º), mais de 4,3 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, 59,37% da população de Santa Catarina.

Além disso, 77% dos catarinenses receberam, no mínimo, a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Além da aplicação das doses, o secretário destaca que o Brasil inteiro abrirá para a dose de reforço de toda a população, mas que está sendo priorizado os grupos prioritários.

“É uma vacina que entrará no calendário anual já no ano que vem, possivelmente. Todos nós teremos que receber a dose de reforço”, finaliza o secretário.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados