Geral

AgroPonte é palco de seminário e palestra técnica com o intuito do desenvolvimento da pecuária na região

PropecSul aconteceu nesta quinta-feira (4) na Arena Pista de Julgamentos da feira

Divulgação

O segundo dia da AgroPonte, tradicional feira que reúne agronegócio, agricultura familiar e a exposição de animais em Santa Catarina, foi marcado pelo PropecSul, seminário e palestra técnica sobre as raças bovinas expostas no evento. Como o conhecido Angus, o Gir Leiteiro e o Brahman.

Para partilhar os conhecimentos sobre cada uma delas, esteve presente o zootecnista Roberto Vilhena Vieira, já conhecido por repassar muitas informações sobre a área nas últimas edições do evento. Além dele, o médico veterinário e coordenador Regional Sul do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, Marcelo Pedroso, e o também médico veterinário e reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza, participaram da ação.

“A proposta deste seminário foi, inclusive, esta troca, pois tem muitas pessoas que desejam entrar para a atividade pecuária e não tem tanto conhecimento. Queríamos mesmo poder ter essa conversa com o público”, reflete o zootecnista. Durante a palestra, além da apresentação dos animais expostos na feira, foi explicado como utilizar da melhor maneira as raças e os cruzamentos, de acordo com a realidade de cada criador. “Mas é importante destacar também que é necessário consultar um técnico da região para tomar uma melhor decisão”, acrescenta Vieira.

Região demonstra evolução e desenvolvimento na área

Ter apoio para colaborar com a prosperidade econômica e social da vida no campo, é fundamental. E esse é um dos intuitos por trás dos trabalhos realizados pela Epagri, que, inclusive, está comemorando os seus 30 anos na AgroPonte. “Nós atuamos desde a capacitação à formação dos agricultores e dos técnicos, que atuam na produção. A parte genética é muito importante, mas, primeiro, temos que pensar no básico, como a nutrição dos animais e a questão sanitária”, menciona Pedroso.

A empresa segue buscando por produtos e mercados diferenciados, como a carne de qualidade, e o trabalho de melhoramento genético que está acontecendo há anos, contribui com esse fator. “A AgroPonte é a grande responsável por esta evolução genética do rebanho de Santa Catarina, a partir da sua terceira edição sempre dispôs de animais de raça e tivemos vários julgamentos até então. Isso reforça a qualidade do trabalho realizado”, complementa.

Ações como essa, contribuem para o desenvolvimento do ramo em Santa Catarina, destacando as cabanhas que residem na região. O PropecSul surgiu para demonstrar como é importante ter estrutura para criar os animais, valorizando também, os criadores que desenvolvem esse trabalho e que trouxeram seus animais para a exposição. “Nestes anos que venho participar da AgroPonte, observo a evolução do gado, o preparo, a apresentação e o capricho que estão tendo com os bichos. Houve uma evolução genética e também do manejo na região”, acrescenta Vieira.

Feira reforça a importância dos produtores e criadores regionais

“O nosso propósito com ações como este seminário, é trazer conhecimento sobre o crescimento genético das raças bovinas e também dar a oportunidade dos animais e dos criadores da nossa região, serem expostos ao público”, essas são as palavras do diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizar do AgroPonte, Willi Backes, que definem muito bem o espírito por trás do evento.

Até este domingo, mais atrações esperam o público na feira. Nesta sexta-feira (5), a partir das 15h, acontece o julgamento dos bovinos da raça Zebuína Brahman na Arena Pista de Julgamentos. E, no sábado (6), ocorre a 1ª Exposição das Raças Dorper e White Dorper, também na Arena Pista de Julgamentos, marcada para iniciar às 16h.

Mais detalhes sobre a AgroPonte

Para ter acesso ao evento, os ingressos podem ser adquiridos diretamente na recepção do AgroPonte pelo valor de R$ 5, ou antecipadamente pelo site www.agroponte.com.br. Além disso, crianças menores de 12 anos não pagam a entrada, mas precisam estar acompanhadas de seus responsáveis.

Todas as medidas de segurança que estão sendo seguidas durante a feira, podem ser conferidas pelo site do evento.

Horários de visitação:

Sexta-feira (05/11): 14h às 22h;

Sábado (06/11): 10h às 22h;

Domingo (07/11): 10h às 18h.

Notícias Relacionadas

Polícia Civil apura caso de estelionato que deixou prejuízo de R$ 500 mil em SC

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Criciúma e Içara

Tigre: Mais doações ao RS partiram do Heriberto Hülse

SC passa de 180 mortes por dengue, mas vacinação segue baixa

Estado já registra 267.977 casos confirmados da doença em 2024. Vacinação no público-alvo segue abaixo dos 35% em todas as regiões onde é aplicada.

Bebê gaúcho de 17 dias é levado a hospital de Curitiba em 1º transporte aeromédico de SC em apoio ao RS

Ação faz parte da ajuda catarinense às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Criança foi levada em avião de Santa Catarina.