Segurança

Anvisa alerta para tentativa de fraude por e-mail; saiba como evitar

Atenção aos e-mails enviados de remetentes variados terminados em “centralanvisa.gov.br”, que não pertence à agência

Divulgação

Para não cair em mais um golpe da internet, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta a população para que não abra possíveis anexos em mensagens supostamente enviadas pela agência sem a solicitação do usuário. A agência alerta que recebeu reclamações sobre a tentativa de fraude.

Atenção aos e-mails enviados de remetentes variados terminados em “centralanvisa.gov.br”, informando que determinado processo foi publicado no Diário Oficial da União. A Anvisa informa que desconhece o remetente dos e-mails e o teor das mensagens. A orientação aos usuários é para não abrirem os possíveis anexos.

De acordo com a Anvisa, as comunicações oficiais (atos oficiais e notificações administrativas) para o setor regulado (pessoa física ou jurídica) não são feitas por e-mail. A agência também não mantém contato por ligação telefônica, mensagem de texto (SMS, WhatsApp ou outro serviço de mensagem instantânea) ou áudios.

A única exceção é para casos de pedidos de informação feitos nos canais oficiais de atendimento da Anvisa, cujas respostas são enviadas pelo endereço atendimento.central@anvisa.gov.br diretamente ao e-mail do solicitante.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento da Anvisa, pelo telefone 0800-642-9782.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Chuva perde intensidade e segunda será de sol

A frente fria começa a se afastar em direção ao Paraná e ao oceano, a chuva então perde intensidade

Morador adormece com fogareiro aceso em cima de botijão de gás e acorda com incêndio em Criciúma

Mutirão de cirurgias pediátricas atende pequenos super-heróis de oito municípios do Sul do Estado

Chuva em SC afeta 20 municípios, deixa cidade em emergência e mais de 600 desabrigados

Rio do Sul é o o município catarinense mais afetado pela chuva; prefeitura já instalou cinco abrigos para receber famílias