Geral

Procon de Criciúma reforça cuidados para a Black Friday

Consumidor deve estar atento a falsos descontos e golpes online

Divulgação

Com a chegada da Black Friday, os consumidores devem estar alertas para ofertas e sites enganosos. Pensando nisso, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma, com o propósito de orientar a população, elaborou uma lista de cuidados a serem tomados no momento da compra.

“O senso crítico do consumidor é afetado nesta ocasião por conta da intensa variação de preços num determinado produto. Por se tratar de uma data comercial, algumas pessoas esperam ansiosamente para conseguir descontos e compras a preços acessíveis. Isso pode gerar um descuido e, por consequência, uma compra imprudente”, explica o coordenador do Procon, Rodrigo Borges.

Confira cuidados a serem observados:

1 – Real necessidade de compra: a Black Friday traz intensas ações de marketing para seduzir consumidores. Não se deve comprometer seu orçamento. Só concretize a compra de algo realmente necessário no momento, e se as finanças pessoais estiverem devidamente sanadas.

2 – Pesquisa de preços: muitos produtos terão seus preços alterados. É preciso ter parâmetros sobre os preços dos produtos que você deseja adquirir. Todos estão sujeitos a acharem falsos descontos atrativos. Tendo parâmetros, o risco de fazer compras não vantajosas é reduzido.

3 – Escolha as marcas dos produtos: procure informação sobre a qualidade e procedência do produto. A compra de algo desconhecido, apenas por oportunidade ou ocasião, pode não se mostrar vantajosa posteriormente. Tendo afinidade com marca A, B ou C, restrinja suas avaliações comerciais a elas.

4 – Explore lojas virtuais: vendas são realizadas 24 horas por dia. É uma plataforma em que o consumidor pode explorar cautelosamente, e de casa, comparando preços em tempo real. Outras situações devem ser observadas em ambiente virtual, como confiabilidade e segurança do site, condições de compra, modalidade de pagamento, custos de frete, etc.

5 – Visite a loja antes da data: visitando o local com antecedência pode-se ter mais parâmetros para análise, visando ter consciência de concretizar boas compras ou se está sendo alvo de um excessivo apelo comercial. Assim, pode-se ter ideia se os produtos estão sujeitos à más condições de armazenamento, situação de crediário, etc.

6 – Verifique se a loja é confiável: essencial caso seja necessário acionar garantias, assistência técnica e afins. Busque pessoas que já compraram na loja. O pós-venda é tão importante quanto a compra em si. Analise tudo o que for possível para não ser vítima de golpes ou ficar atrelado a uma relação comercial ruim e desgastante.

Para mais informações ou realização de denúncias, o consumidor pode ligar para o número 151, ou ir diretamente na sede do Procon, na rua Henrique Lage, nº 267, no bairro Centro.

Notícias Relacionadas

Guardiões do Verão do Colégio Satc aprendem sobre os movimentos da Terra

Atividade lúdica estimulou os alunos do Infantil III sobre o entendimento das estações do ano, do dia e da noite

3ª edição do WorkChopp propõe desenvolvimento e networking em noite descontraída

Iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO reuniu 40 profissionais de diferentes áreas e contou com a participação de quatro mentores.

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim