Geral

Novo RG: sistema tem 300 inconsistências de dados na primeira semana do documento em SC

Cerca de 10 mil solicitações para a nova carteira de identidade já foram registradas no Estado

Divulgação

O sistema integrado que cruza dados de Santa Catarina a dados da Receita Federal identificou 300 inconsistências nas solicitações para a emissão do novo documento de identificação válido no Estado. A documentação, que contém apenas um número para o RG e CPF, foi solicitada 10 mil vezes na primeira semana de operação do serviço.

No último dia 08 de novembro, quando o novo RG foi lançado, 27 inconsistências já haviam sido detectadas. Porém, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) afirma que ainda não é possível definir a natureza das inconsistências.

— Podem ser duplicidades, pode ser que um indivíduo tenha mais de um CPF cadastrado e, claro, podem ser tentativas de fraudes — explica a assessoria de imprensa do órgão.

Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a adotar o novo modelo de documentação e a expectativa é dificultar cada vez mais as falsificações e fraudes por meio de diferentes etapas de verificação, além de evitar a possibilidade de uma pessoa ter até 27 Carteiras de Identidade oficiais no Brasil, com números diferentes.

— Temos um ganho significativo no combate e eliminação de fraudes — afirma o diretor de Identificação do IGP, perito criminal Fernando de Souza.

Segundo o Governo do Estado, os documentos atuais não perdem a validade, por esse motivo a população não precisa buscar o documento com número unificado imediatamente.

O que é necessário apresentar para fazer o novo RG?

As pessoas que quiserem solicitar o novo RG junto ao IGP devem apresentar a certidão de nascimento, se forem solteiras, ou a certidão de casamento, se forem casadas, além do número do CPF e comprovante de residência.

As pessoas que já têm o documento de identificação emitido em Santa Catarina não vão perder a numeração. Segundo o IGP, o número antigo da Carteira de Identidade será impresso na parte interna do documento para que o cidadão possa apresentá-lo em caso de necessidade. Os atuais números de RG devem entrar em desuso gradualmente.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Guardiões do Verão do Colégio Satc aprendem sobre os movimentos da Terra

Atividade lúdica estimulou os alunos do Infantil III sobre o entendimento das estações do ano, do dia e da noite

3ª edição do WorkChopp propõe desenvolvimento e networking em noite descontraída

Iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO reuniu 40 profissionais de diferentes áreas e contou com a participação de quatro mentores.

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim