Saúde

Mesmo com estabilidade de casos, SC continua com risco alto para doenças respiratórias

Influenza A e B, Covid-19 e vírus sincicial são alguns dos enquadrados na SRAG; maior aumento dos registros se dá entre crianças de 0 a 9 anos

Divulgação

Santa Catarina continua entre os seis estados brasileiros com risco alto para a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), aponta o boletim InfoGripe da Fiocruz, mesmo com a redução dos casos de Covid-19. Nenhum entre os 26 estados, e o Distrito Federal, apresenta nível extremamente alto.

Florianópolis integra o grupo de Capitais com risco alto para a síndrome. O SRAG é um conjunto de doenças respiratórias que enquadra, dentro de seus limites, os vírus da Influenza A e B, além da Covid-19 e do vírus sincicial.

Ao todo, são 16 localidades em nível muito alto: Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O quadro geral analisado indica uma estabilidade nos casos de SRAG, com pequenas mudanças a depender da faixa etária.

Maior aumento de casos em crianças

O boletim informa ainda que, em Santa Catarina, as variações de aumento estão concentrados “fundamentalmente” em crianças. Esses sinais são percebidos em outros estados, com média de 1,500 casos semanais, número maior do que o registrado em julho de 2020.

Segundo o Boletim, o quadro é uma consequência direta da maior exposição do grupo com o retorno às aulas presenciais.

“A situação reforça a importância da revisão dos protocolos adotados no ambiente escolar, como avaliação da capacidade de ventilação e circulação de ar nas salas de aula, bem como distribuição e uso consciente de máscaras adequadas (PFF2)”.

Mapa de risco da Covid-19

Divulgado na manhã deste sábado (20), o novo mapa de risco de Santa Catarina traz um cenário animador. O nível moderado para a pandemia chegou à 13 das 17 regiões. São quatro regiões em nível alto para Covid-19: Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul catarinense e Xanxerê.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim

Motorista tira 12 crianças pela janela antes de ônibus escolar ser tomado pela água em SC

Segundo a prefeitura de Capinzal, ninguém ficou ferido. Em dois dias, choveu mais de 200 milímetros no município.

Rio Uruguai transborda e travessia por balsa entre SC e RS é interrompida

Nível do rio chegou a 11,46 metros às 8h desta sexta-feira (3), em Itapiranga, no Oeste do Estado