Educação

Pesquisa fortalece parceria entre UniSatc e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Projeto que está sendo concluído contou com incentivo do CNPq e agregou conhecimento para um novo projeto aprovado junto a FAPESC

Divulgação

A pesquisa liderada pelo professor Fábio André Lora, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está na fase final. A parceria com a UniSatc, permitiu ampliar os estudos sobre a produção de placa de coletor de energia solar plano, utilizando o processo de estampagem incremental.

Os estudos do pesquisador são para aprimorar o uso do coletor solar plano, que é responsável pelo aquecimento de água. A ideia é fazer com que o equipamento possa gerar uma pequena quantidade de energia. “Os avanços que percebemos na fase metalúrgica foram positivos. Agora, falta observar alguns pontos na questão de energia”, afirmou Lora.

Com o suporte da UniSatc foi possível observar questões que envolvem a área metalúrgica, utilizando os laboratórios e o apoio de acadêmicos e professores. “Somente na UniSatc, dentro dessa pesquisa, conseguimos envolver dois estudantes de graduação, que produziram seus TCCs sobre o assunto, e ainda uma dissertação de mestrado”, informou o professor da UniSatc, Daniel Fritzen.

Os projetos contam com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Notícias Relacionadas

Hóspede é preso após furtar televisão e alimentos em Criciúma

O autor foi capturado por um policial de folga no Centro da cidade

Semana começa com tempo firme em SC, mas promete ‘virada’; veja quando

Segundo a Defesa Civil, o tempo começa firme no Estado, mas haverá mudanças

Desabamento de mina deixa ao menos uma vítima ferida em Treviso

Colisão entre veículos deixa cinco ocupantes feridos em Balneário Gaivota

Uma das vítimas apresentava dor no tórax e um corte no rosto. A ocorrência aconteceu na noite desse domingo, dia 5, na SC-449