Política

Apenas 13% dos jovens aptos têm título de eleitor em SC

Dos 170 mil adolescentes com 16 e 17 anos, apenas 23 mil têm o documento

Divulgação

Dos 170 mil adolescentes de 16 e 17 anos aptos a emitir o título de eleitor em Santa Catarina, apenas 13% já fizeram o documento. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que desde setembro faz campanha para incentivar novos cadastros. De lá pra cá, 7 mil jovens emitiram a documentação.

A Constituição Federal define que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18. Ao todo, 23.275 adolescentes têm título de eleitor em Santa Catarina.

Dados do TRE-SC mostram que, entre 2016 e 2020, o percentual de adolescentes com título de eleitor diminuiu 16% no Estado.

No pleito de 2020, 22,4 mil eleitores dessa faixa etária tinham título de eleitor. O número é 38% menor do que o total de 36,3 mil votantes com 16 e 17 anos que o Estado teve em 2018.

Diante deste cenário, o Tribunal Regional aderiu em setembro à campanha nacional de #BoraVotar. do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O objetivo é incentivar esse público a participar do processo democrático brasileiro há um ano das eleições gerais. Em 2022, a população irá às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

O cadastro de novos eleitores pode ser feito até maio do ano que vem.

Incentivo ao título tem distribuição de celulares

Lançada em setembro, a campanha #BoraVotar promoveu na quarta-feira (8) uma ação para os jovens menores de 18 anos com Cadastro Eleitoral. Eles puderam concorrer a 50 smartphones. Os aparelhos serão entregues a representantes dos jovens em cartórios eleitorais.

Outros 100 smartphones também serão destinados ao público no ano que vem. Os eventos estão marcados para fevereiro e março.

Além da ação, houve mobilização em escolas e eventos em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages, Chapecó e São Miguel do Oeste. Durante os quase quatro meses de campanha, 7.392 adolescentes fizeram o título de eleitor em Santa Catarina. Até então, 15.883 jovens tinham registro.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Guardiões do Verão do Colégio Satc aprendem sobre os movimentos da Terra

Atividade lúdica estimulou os alunos do Infantil III sobre o entendimento das estações do ano, do dia e da noite

3ª edição do WorkChopp propõe desenvolvimento e networking em noite descontraída

Iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO reuniu 40 profissionais de diferentes áreas e contou com a participação de quatro mentores.

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim