Educação

UniSatc certifica alunos de escolas públicas após conclusão do projeto ‘Programando, a vida’

Participantes da iniciativa finalizaram ciclo de aprendizagens voltadas às linguagens de programação

Divulgação

O desenvolvimento de profissionais qualificados e prontos para ingressarem no mercado de trabalho faz parte dos objetivos educacionais da Satc. Para possibilitar ainda mais a formação técnica dos jovens, que o projeto “Programando, a vida’, idealizado pelo curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário UniSatc em parceria com o Sicred Sul, certificou na tarde desta terça-feira (21), 22 alunos de escolas públicas da região. Ao longo de seis meses da iniciativa, os participantes puderam ter contato com diferentes aprendizagens voltadas às linguagens de programação.

A turma formada por estudantes do 9º ano ao terceiro ano do Ensino Médio, participou de imersões teóricas e práticas nos laboratórios da instituição, podendo ter a vivência com tecnologias utilizadas na graduação. “A partir dessa conclusão estamos oferendo ao mercado, alunos com uma qualificação já para concorrerem a cargos de entrada, visto que, a área de tecnologia é muito aquecida, são mais de 500 vagas apenas aqui em Criciúma e com essa conexão aqui na graduação, esses jovens saem ainda mais preparados”, destaca o coordenador do projeto, Anderson Farias.

A iniciativa foi conduzida por três módulos de formação, como Lógica de Programação, Programação a partir de Linguagem de didática e Programação com Linguagem de Mercado. “Conseguimos abordar com os alunos os fundamentos da programação, algoritmos e linguagens de alto nível como Python e VisuAlg com uma versão mais educacional”, explica o tutor pro projeto e aluno do curso de Engenharia de Computação, Carlos Daniel Pasquali Pereira.

Qualificação que oportuniza

Possibilitar uma formação de qualidade e de forma gratuita impacta diretamente no futuro de jovens que buscam oportunidades profissionais. Como um mercado pulsante e que está em constante crescimento, a qualificação na área de tecnologia oferece aos alunos muitas portas na indústria.

Para o estudante de 16 anos da escola Cedup Abílio Paulo, Lucas Teixeira Ronchi, o projeto é um complemento da sua formação. “É um trabalho incrível que a UniSatc faz aqui, porque esse é um curso que traz um grande conhecimento e tem uma grande estrutura, além disso, tem um fato fantástico por ser gratuito. Eu só tenho a agradecer todos os envolvidos nesse projeto”, ressalta.

O aporte que financiou o desenvolvimento da iniciativa, veio a partir do programa “Fundo Social” do Sicredi, empresa parceira da UniSatc. “A nossa parcela nesse projeto é voltada para a parte econômica, mas também o social, visto que, alunos de escolas públicas da região puderam obter conhecimentos valorosos para suas carreiras. Para nós, o que importa é que jovens vieram aqui na UniSatc aprender, ter um bom aperfeiçoamento para encararem o mercado de trabalho em uma área bem importante”, enfatiza o presidente do Sicredi Sul, Aloísio Westrup.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados