Segurança

Jovem é picada por cobra em costão de praia em Garopaba

Suspeita é de que ferimento foi causado pelo filhote de uma jararaca

Divulgação

Uma jovem de 24 anos foi picada por uma cobra na manhã deste domingo, dia 26, na Praia da Ferrugem, em Garopaba. A suspeita é de que o ferimento tenha sido causado por um filhote de jararaca.

O caso ocorreu no costão da Praia da Ferrugem. Segundo os Guarda Vidas Civis Voluntários, a jovem foi encontrada consciente e com um endema no pé, local onde aconteceu a picada. A cobra, no entanto, não foi localizada.

Após receber atendimento no local, a jovem foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba até a políclinica do município. Depois, ela foi levada ao Hospital Universitário, em Florianópolis, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. O estado de saúde da vítim não foi divulgado.

O que fazer em caso de picada de cobra?
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, em caso de picada de animais venenosos, como cobras, o local onde a pessoa foi ferida deve ser lavado com água e sabão. Se a vítima estiver com anéis, pulseiras e braceletes, eles devem ser retirados.

Além disso, a pessoa deve ser levada ao pronto-socorro imediatamente após a picada. Se possível, o animal – mesmo morto – também deve ser levado para identificação.

Ainda de acordo com os bombeiros, algumas atitudes devem ser evitadas nestes casos:

  • Não amarre o membro ou faça torniquete;
  • Não corte o local da picada;
  • Não chupe o local da picada;
  • Não coloque substâncias no local da picada.

​Em caso de picada de animais peçonhentos, além do 193 do Corpo de Bombeiros, o Samu também pode ser acionado pelo telefone 192. A população também pode entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIATox/SC) pelos números 0800 643-52-52 ou (48) 3721-9535.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Chuva causa estragos e deslizamentos de terra na Serra de SC

Desde quarta-feira (1º), região vem sofrendo as consequências do mal tempo

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Temporais atingem o estado desde o início da semana

Barragem rompe na Serra gaúcha e nível da enchente pode subir até 4 metros rapidamente

A orientação imediata é que moradores de todos os municípios a partir de Santa Bárbara busquem regiões mais altas, pelo menos seis metros acima dos rios

Mulher é morta a facadas na frente dos filhos em Florianópolis

Marido é principal suspeito pelo crime e foi preso em flagrante