Geral

Caminhoneiros de SC estão parados entre o Chile e a Argentina por falta de testes de Covid

Ao todo, são cerca de cinco mil caminhões parados na fronteira com o Chile, 80 desses brasileiros

Divulgação

Cerca de 40 caminhões de uma empresa de Santa Catarina estão parados na fronteira entre a Argentina e o Chile desde que o país chileno passou a exigir teste da Covid-19 para os que chegassem no território. Em vídeos gravados nesta quarta-feira (02), um dos caminhoneiros gravou o acúmulo de veículos, que iniciou há 15 dias.

Segundo os motoristas, as autoridades chilenas não têm conseguido atender a demanda de testagem. A empresa catarinense é de Chapecó e, de acordo com a funcionária Jéssica Gral, a espera de alguns motoristas já dura cerca de 15 dias e não há previsão de mudanças.

Os caminhões transportam chocolates, frutas e carnes. Por muitos serem alimentos perecíveis, a preocupação é de que quanto maior a demora, maior o risco de perderem a carga. A maioria dos funcionários está em Mendoza, Uspallata e Villa Mercedes, na Argentina.

— O equipamento de frio é movido com diesel. Está chegando o momento que não tem mais diesel. A gente tem que entrar em contato com um posto para levar [o combustível]. Lá eles não têm infraestrutura. Estão ficando sem água, a estrutura que tem hoje não é suficiente — falou a funcionária.

Ao todo, são cerca de cinco mil caminhões parados na fronteira com o Chile, 80 desses brasileiros.

As informações são da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), que afirmou que a exigência é de que os motoristas façam dois exames pelos agentes de saúde chilenos; o teste RT-PCR, feito a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, realizado em até 72 horas de antecedência; e outro no momento da passagem na fronteira.

Na sexta-feira (28), a entidade informou que tenta fazer um acordo para resolver o impasse com os diferentes ministérios.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Alunos da Educação Infantil do Colégio Satc viram cientistas por um dia

Projeto Quimicando Kids do Curso de Engenharia Química da UniSatc desperta a curiosidade das crianças no estudo das ciências

Chamada Pública é divulgada pela Prefeitura de Lauro Müller

A chamada tem como objetivo o preenchimento de uma vaga destinada à contratação de Engenheiro Sanitarista e Ambiental

Homem é abordado após se passar por servidor da prefeitura de Criciúma em busca de donativos para o RS em Siderópolis

Doações feitas no Majestoso irão para o RS na madrugada desta quarta-feira