Geral

Mirante da Serra do Rio do Rastro será concedido à empresa por 30 anos

Para vencer a licitação, a empresa terá que apresentar o maior valor de outorga

Divulgação

Está disponível para consulta pública o edital de concessão do mirante da Serra do Rio do Rastro à iniciativa privada. Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Santa Catarina, a estrutura será administrada por uma empresa por 30 anos, de acordo com a previsão do documento aberto à população nesta sexta-feira (11). Os investimentos previstos no local são de R$ 119 milhões, sendo a maior parte nos primeiros quatro anos de concessão, conforme cronograma previsto no edital.

Parte das obras é considerada obrigatória, enquanto a outra parte é facultativa conforme avaliação da empresa vencedora do leilão. A Secretaria da Fazenda e a Santur, responsáveis no governo de SC pelo projeto, estabeleceram prazos para cada uma das etapas a serem cumpridas no contrato.

Dentro os itens obrigatórios estão: casas de campo (até o 2º ano), banheiros (até o 2º ano). bolsão de estacionamento (até o 2º ano), trilhas (até 2º o ano) e lojas do shopping (até o 2º ano). Outras dezenas de intervenções também ganharam prazos e definição dentro do edital.

Já na lista dos itens que são facultativos há pontos importantes: bondinho, ampliação das lojas no shopping, áreas de piquinique, spa, estação de ski e pista de patinação interna. Nestes casos, caberá à empresa a decisão do investimento dentro dos 30 anos previstos na licitação.

Para vencer a licitação, a empresa terá que apresentar o maior valor de outorga, que nada mais é do que uma espécie de taxa paga para ter direito à exploração do local. O valor inicial de outorga será de R$ 216 mil.

O edital de concessão da Serra do Rio do Rastro está disponível no site do governo de SC.

Com informações de Ânderson Silva, colunista do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS

Nível das águas do Guaíba continua baixando

Na medição das 12h, cota estava em 4,54 metros

Dados mostram que 15 pessoas morrem todos os dias nas rodovias federais

Nos primeiros 90 dias de 2024, elas foram palco de 16.921 sinistros, que deixaram 1.363 mortos e 19.996 feridos.