Geral

Nota de esclarecimento da Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina

Há décadas, eficácia e transparência na gestão são pilares que baseiam a condução do trabalho das cooperativas de energia catarinenses

Divulgação

A Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, esclarece aos consumidores e cooperados das suas 21 cooperativas filiadas:

  • Não houve reajuste tarifário no mês de janeiro de 2022. O último reajuste foi aplicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, em setembro de 2021, entrando em vigor em outubro do mesmo ano;

 

  • A atual bandeira tarifária praticada pela Agência nacional reguladora é a de Escassez Hídrica. Trata-se da bandeira de maior valor já aplicada no Brasil. Ela implica na cobrança de até R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Com impostos e encargos, esse valor pode chegar a até R$ 18,93 para consumidores residenciais. A bandeira de escassez foi anunciada pela Aneel no segundo semestre de 2021, diante da maior crise hídrica vivida pelo país nos últimos 90 anos. Embora a falta de chuvas tenha se concentrado na região sudeste, cabe ressaltar que o sistema elétrico nacional é interligado;

 

  • Soma-se aos fatos já descritos, a onda de calor intensa vivida pela região sul do país no último mês de janeiro. Foram 13 dias de calor extremo, fator que elevou o consumo de equipamentos como aparelhos de ar condicionado, freezers e geladeiras.

Diante do exposto, a entidade orienta os cooperados e consumidores a analisarem a fatura de energia de janeiro, observando cada um dos itens detalhados.

Caso haja dúvidas ou a necessidade de negociação das contas recebidas, as cooperativas filiadas estão à disposição pelos canais remotos e presenciais de atendimento.

Há décadas, eficácia e transparência na gestão são pilares que baseiam a condução do trabalho das cooperativas de energia catarinenses. Por essa razão, cabe a esta entidade representativa o esclarecimento aqui realizado.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados