Saúde

Média móvel de óbitos caiu 60,4% desde o pico da Ômicron, diz Saúde

Vacinação contra a covid-19 é a principal responsável pela queda

Divulgação

O Brasil registrou queda de 60,4% na média móvel de óbitos por covid-19 desde o pico nas ocorrências causadas pela variante Ômicron. Segundo o Ministério da Saúde, o recuo foi de 895,36, em 18 de fevereiro, para 354,3, registrado na segunda-feira (21). A média móvel de casos caiu 77,7% desde o dia 5 de fevereiro, quando a pandemia atingiu a máxima histórica de casos, registrando média de 183 mil.

De acordo com a pasta, a vacinação contra a covid-19 é a principal responsável pela queda nos registros. Atualmente, 91,38% da população acima de 12 anos está vacinada com a primeira dose (D1) e 85,35% desse mesmo público está imunizada com a dose única ou com a segunda dose (D2).

Pesquisa da Universidade de Oxford indica que a vacinação aumenta em até 100 vezes a imunidade contra a doença. Até o momento, 41% do público vacinável tomou o reforço. Atualmente, 59,4 milhões de brasileiros estão prontos para o recebimento da dose de reforço, mas ainda não voltaram aos postos de vacinação. A mesma pesquisa indica 17,6 milhões de pessoas só receberam a primeira dose.

Vacinação

Ao todo, foram distribuídas 464,8 milhões de vacinas contra a covid-19. Dessas, 391,5 milhões de doses chegaram aos braços dos brasileiros como D1 e D2 – respectivamente 171,8 milhões e 153,7 milhões.

Na etapa da dose de reforço, 63,3 milhões de brasileiros acima de 18 anos, público-alvo dessa estratégia, receberam a proteção. Quanto ao público infantil, 8,9 milhões de crianças entre 5 e 11 anos tomaram a D1.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Vacina contra vírus H3N2 deve chegar ao Brasil em março, diz Saúde

Ministério da Saúde confirmou que há registros de casos da cepa de gripe em diversos estados

SC envia cães de busca para dar apoio às equipes de resgate no Rio Grande do Sul

Binômios catarinenses, formados por dupla entre bombeiro militar e cão de busca, foram enviados junto com mais recursos para o estado gaúcho

Policiais penais de SC vão atuar emergencialmente em presídios do Rio Grande do Sul

Grupo deve seguir de Santa Catarina para atender unidades gaúchas até a próxima quinta-feira (9)

“Golpe do Falso Leilão” resulta na condenação de seis pessoas em Santa Catarina

Criminosos usavam site falsos e fraudavam logomarca do TJSC para atrair vítimas Criminosos usavam site falsos e fraudavam logomarca do TJSC para atrair vítimas