Geral

SC envia cães de busca para dar apoio às equipes de resgate no Rio Grande do Sul

Binômios catarinenses, formados por dupla entre bombeiro militar e cão de busca, foram enviados junto com mais recursos para o estado gaúcho

(Foto: Ricardo Wolf, CBMSC

Binômios formados por bombeiros militares e cães de busca foram enviados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para auxiliar nos trabalhos de resgate das vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7). Os quatro binômios complementam as equipes catarinenses que já atuam no Estado desde a última semana prestando apoio nas ocorrências relacionadas a inundações, alagamentos e deslizamentos.

O comboio sairá do 5° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages, na Serra catarinense. Outros 39 bombeiros militares saíram de Santa Catarina na segunda-feira (6) para uma troca de equipe, quando o grupo inicial, com 32 profissionais, retornou ao Estado.

Os binômios, nome dado a dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca, são dos batalhões de Xanxerê, Rio do Sul, Blumenau e Criciúma, e são certificados para atuar em áreas deslizadas.

Além disso, serão enviados para o estado gaúcho mais duas viaturas, dois caminhões, uma mini-escavadeira hidráulica, um quadriciclo e quatro bombeiros especializados para conduzir os equipamentos.

— Essa equipe ficará no Rio Grande do Sul, com previsão inicial de uma semana, quando será rendida por uma nova equipe de binômios — afirma o coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC.

Santa Catarina tem o maior número de efetivo em atuação no Rio Grande do Sul entre os corpos de bombeiros do país, além de ter sido o primeiro estado a enviar equipes para auxiliar na situação.

O Estado é referência em serviço de busca com cães e utiliza essas equipes em situações de desastres de origem natural ou tecnológica, ocorrências envolvendo busca terrestre, intervenções em áreas deslizadas, busca e resgate em estruturas colapsadas e em salvamento aquático.

— Não existe nenhum equipamento hoje que substitua os cães em operações de busca e salvamento, uma vez que um binômio é capaz de varrer o mesmo espaço territorial que uma equipe de 30 homens no mesmo espaço de tempo — reforça o coronel.

Os binômios catarinenses já atuaram no rompimento da barragem de Brumadinho, em enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro e Recife, e no desmoronamento após incêndio do prédio da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, entre outras situações.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Chuvas em SC: governador monitora situação, que registra altos volumes

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Rio Itajaí-Açu ultrapassa 8 metros e famílias vão para abrigo em Blumenau

Segundo a Defesa Civil da cidade, o rio Itajaí-Açu pode alcançar 8,80 metros na tarde deste domingo (19) ; veja a situação ao vivo

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS