Geral

Meteoro “bola de fogo” é registrado por estação em SC

Fenômeno é conhecido desta forma por causa da intensidade do brilho

Divulgação

Um meteoro “bola de fogo” foi registrado por uma estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. O fenômeno, conhecido desta forma pela intensidade do brilho, foi flagrado na madrugada da última quarta-feira (13). As informações são do g1.

O astrônomo amador Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) explicou que o céu estava encoberto durante a noite, mas as nuvens se dispersaram momentos antes do evento para que as imagens fossem registradas às 0h47.

– O céu apresentava muita nebulosidade, motivo pelo qual outras estações em outras cidades não registram este meteoro. Porém, aqui, o céu se abriu pouco antes e voltou a fechar logo depois – detalhou ao g1.

Segundo ele, os meteoros bola de fogo têm magnitude superior a -4. Isso indica que o brilho é considerado similar ao do planeta Vênus. Justino diz que a estimativa é de que a rocha espacial tenha começado a brilhar sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste e desaparecido próximo a Anita Garibaldi, no Oeste de SC.

– Geralmente essas rochas espaciais entram na atmosfera entre 40 mil e 240 mil quilômetros por hora. Provavelmente, esse em específico, se desintegrou totalmente durante a entrada na atmosfera – explicou Justino.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo

RS tem quatro barragens com risco de rompimento pelas chuvas

Estruturas ficam em Cotiporã, Bento Gonçalves, Canela e São Martinho da Serra