Saúde

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Foto: Fernando Mendes/Divulgação

Santa Catarina ampliou nesta sexta-feira (3) a vacinação contra gripe para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive/SC). A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

Até esta sexta, apenas 33% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários haviam se vacinado contra a gripe. A meta é 90%.

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne contra os principais tipos do vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B, conforme a Dive.

A proteção ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose. Por essa razão, a Secretaria de Estado da Saúde alertou para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A dose da vacina da gripe pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto com a vacina da dengue. O intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue é de 24 horas.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressaltou a necessidade da vacinação por parte dos grupos prioritários.

“Nós estamos fazendo um apelo à toda população para que busque os postos de vacinação. Estamos em um momento de superlotação das nossas emergências, as doenças respiratórias já chegaram e todos precisam fazer a sua parte. Vacina salva vidas”, reitera.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Heriberto Hülse não receberá Inter e Belgrano, mas pode receber Inter e Delfin

Saída de pista e colisão com poste causa morte de motorista em rodovia de SC

Motorista tinha 25 anos; não havia outras pessoas no carro

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para tempestade em SC

Comunicado se estende para sudoeste do Paraná e o Norte do Rio Grande do Sul.

Maio Amarelo: Telefone celular é o principal incômodo de motoristas em rodovias, revela pesquisa do Grupo CCR

Segunda edição do ranking de fatores que geram maior irritação nas estradas ouviu 25 mil pessoas em cinco estados brasileiros