Saúde

Poder Judiciário de SC entrega absorventes de campanha solidária em Criciúma

Durante a entrega, a desembargadora destacou a importância de tais iniciativas para prevenir e minimizar, dentre outras coisas, a evasão escolar

Divulgação

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), promoveu na tarde desta sexta-feira (22/4) um ato de entrega da campanha Dignidade Menstrual feita pela desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cevid. A entrega de 4.800 absorventes descartáveis, arrecadados pelo judiciário catarinense durante o mês de março, foi feita para a Casa da Infância, de Criciúma, e irá beneficiar as famílias atendidas pela entidade.

​Durante a entrega, a desembargadora destacou a importância de tais iniciativas para prevenir e minimizar, dentre outras coisas, a evasão escolar, quando jovens deixam de ir à escola por estarem no período menstrual e sem acesso aos itens de higiene necessários. “É importante as meninas irem ao colégio e não se intimidarem”. A campanha arrecadou 60 mil absorventes em todo o Estado com doações de magistrados e servidores. A iniciativa, organizada pela Cevid e a Diretoria de Saúde, do TJSC, buscou, além de arrecadar absorventes, dar visibilidade às questões relacionadas à pobreza menstrual e combater a desinformação sobre o tema.

A presidente da Casa da Infância, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, agradeceu pela entidade ser beneficiada pela doação do PJSC. “São 73 assistidos pela Casa, de 40 famílias, sendo a maioria chefiada por mulheres e para elas será muito bom receber essa doação. Agradecemos muito por termos a oportunidade de fazer esse item chegar a elas”. A Casa, que completará quatro anos de atividades em junho, presta atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como grupo familiar e comunitário.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, enalteceu a iniciativa do Judiciário catarinense e destacou que a ação vem a somar tudo o que o governo municipal tem feito em prol de educação e assistência social. “É uma ação de inclusão social”. Também presente no evento, a vereadora Giovana Mondardo, destacou a iniciativa da corte catarinense, na arrecadação expressiva de absorventes, mas também pela ampla discussão sobre o tema pobreza menstrual. “Menstruação é algo natural e se não falarmos disso, alguém vai ter que abrir mão de comprar um absorvente para comprar um alimento. Essa é a realidade e também reforça a importância da intensificação dessa pauta”. A vereadora é autora da lei municipal que institui diretrizes para a Política Pública Menstruação Sem Tabu, de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos no município.

Também estiveram presentes a deputada federal Geovania de Sá, o secretário de assistência social do município Bruno Ferreira, representantes da Casa da Infância, da administração municipal e da Cevid do PJSC.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados