Clima

Defesa Civil em alerta devido a previsão de chuva intensa em Urussanga

A população pode comunicar qualquer incidente causado pelas chuvas, pelo número da Defesa Civil (48) 99955-4921

Divulgação

A Defesa Civil de Urussanga, através do Diretor André João, alerta toda a população, que entre os dias 2 e 4 de maio (segunda e quarta-feira), há previsão de chuvas volumosas e intensas, que podem gerar transtornos ou ocorrências. Aos urussanguenses que moram em área de risco, a orientação é que tenham cuidado e atenção nesses dias.

Na última sexta-feira (29), a previsão do tempo já apontava para riscos de fortes chuvas para a região sul de Santa Catarina. Segundo o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, a quantidade de chuva nesses três dias, pode variar entre 100 e 250 mm em algumas localidades.

Pensando em prevenir danos, a Prefeitura Municipal de Urussanga, através da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Secretaria de Educação, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira (02), para traçar planos de monitoramento e apoio em caso de enchentes. “Contra a natureza não há muito o que fazer, mas estamos em alerta para prestar todo apoio necessário aos urussanguenses”, afirma André João.

Durante todo o período de alerta, André estará fazendo o monitoramento dos rios na região Central e bairros da cidade. O mesmo trabalho, será realizado no interior, pelo Secretário de Obras, Jucemar Sangaletti que, além disso, observará a situação das encostas.

A população pode comunicar qualquer incidente causado pelas chuvas, pelo número da Defesa Civil (48) 99955-4921.

Educação

A Secretária de Educação Janea Possamai, informa que as aulas estão mantidas, mas que toda equipe está sob alerta, principalmente a respeito dos pontos no interior, que possam ter problemas com o transporte escolar. “Algumas regiões podem ter o problema de o transporte escolar não conseguir chegar aos locais e por isso estamos em alerta. Em caso de necessidade, as aulas podem ser canceladas. Avisaremos os pais e responsáveis caso isso ocorra”, informa Janea.

Em caso de enchentes

O Governo Municipal, já está realizando o levantamento de materiais disponíveis, como lonas, fita zebrada; locais de abrigo; bem como deixando em regime de plantão, equipes da secretaria de obras para eventuais necessidades.

Uma delas, segundo o Secretário de Obras, será a retirada de pertences das famílias. “A partir do momento que a pessoa perceber que a chuva vai pôr em risco os seus bens, ela deve avisar a Defesa Civil, através do número (48) 99955-4921. Assim podemos avaliar a situação e disponibilizar um caminhão e alguns funcionários para estarem retirando os principais pertences da família, que pode e deve nos ajudar para agilizar o trabalho prestado”, explica Sangaletti.

Recomendações da Defesa Civil

Em caso de alagamentos e tempestades, a Defesa Civil indica os principais cuidados:

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
  • Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
  • Busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados em caso de tempestade.
  • Em local abrigado, fiquei longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro em caso de tempestade.
  • Na praia, jamais fique na água.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados