Geral

Ciclone deixa mais de 3 mil pessoas fora de casa em Rio do Sul

Segundo o governo do Estado, 94 cidades registram prejuízos causados pela chuva

Divulgação

O ciclone que atinge Santa Catarina já deixa mais de 3 mil pessoas fora de casa apenas em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Dessas, 242 estão em um dos cinco abrigos da prefeitura, e o restante em residências de familiares.

Ao todo, a Defesa Civil local estima que 1.044 casas tenham sido dafinicadas pelo temporal na cidade, de cerca de 72 mil habitantes. Além disso, 10 unidades básicas de saúde estão fechadas, e serviços da prefeitura foram suspensos.

A chuva e o vento forte já provocaram danos em 94 cidades do Estado – número que quase quadriplicou se comparado ao boletim de Defesa Civil divulgado na manhã desta quarta-feira (4). Dessas, seis decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá.

Segundo a Defesa Civil, os municípios relatam alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e muros. Além disso, há rodovias e pontes interditadas – é o caso da Serra do Rio do Rastro, que foi transformada, entre os Kms 404 e 407, em um verdadeiro rio devido ao volume de chuva.

Até o momento, duas pessoas morreram em decorrência da chuva: José Vieira Lima, 60 anos, e Nilson da Silva Lima, 40, foram encontrados dentro de um carro submerso em um rio no interior de São Joaquim, na Serra.

O boletim estadual diverge do de Rio do Sul e aponta que 595 moradores precisaram deixar suas residências: 420 estão desalojados, ou seja, foram pra casa de famílias, e 175 estão desabrigados e foram acolhidos em centros municipais e estaduais. Segundo a Defesa Civil do Estado, os dados informados foram enviados pelas prefeituras.

A quarta-feira foi marcada ainda pelo aumento dos níveis dos rios, que estão em alerta para inundação no Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio Oeste.

A previsão do tempo aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira (5) e o estabelecimento de uma massa de ar frio no Estado. Por conta da chuva dos últimos dias, o risco para deslizamentos e inundações permanece alto.

Moradores se deslocam de barco por ruas alagadas

Na manhã desta quarta, o morador Jonathan Fucks precisou usar um barco para sair de casa, no bairro Canoas, em Rio do Sul, e ir para um lugar onde a água não o alcançasse. Ele conta que, por volta das 9h, a água já tinha chegado em sua garagem.

— Eu ainda moro num lugar mais aterrado, mas não escapo mesmo assim. Eu não tinha muita coisa, fico triste com as famílias — lamenta.

Serviços de saúde com atendimento suspenso em Rio do Sul

UBS Barragem
UBS Budag
UBS Canoas
UBS Santana
CAM – Santana
UBS Laranjeiras
UBS Navegantes
CAPS – Centro
Academia de Saúde Laranjeiras
CEAF (Rua Dom Bosco, Antigo Fórum)

Serviços suspensos da prefeitura

CREAS no bairro Canoas
CRAS no bairro Barragem
Atividades da FMD
Atividades da Fundação Cultural – Com restrições
Educação Infantil e Ensino Fundamental do município

Doações

Moradores precisam de doações de alimentos e materiais, que podem ser entregues na Obra Kolping, na Rua Adolfo Kolping, número 484. Confira as maiores necessidades:


Alimentos para consumo rápido, como bolachas, pães, leite, café
Água mineral
Fraldas infantis descartáveis de todos os tamanhos
Fraldas geriátricas descartáveis
Absorventes
Materiais de higiene pessoal: creme dental, escova de dente, sabonete, xampu
Materiais de limpeza
Ração para cachorro e gato

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Hóspede é preso após furtar televisão e alimentos em Criciúma

O autor foi capturado por um policial de folga no Centro da cidade

Semana começa com tempo firme em SC, mas promete ‘virada’; veja quando

Segundo a Defesa Civil, o tempo começa firme no Estado, mas haverá mudanças

Desabamento de mina deixa ao menos uma vítima ferida em Treviso

Colisão entre veículos deixa cinco ocupantes feridos em Balneário Gaivota

Uma das vítimas apresentava dor no tórax e um corte no rosto. A ocorrência aconteceu na noite desse domingo, dia 5, na SC-449