Geral

Ciclone deixa cidade da Grande Florianópolis isolada sem água, luz e telefone

Rodovia que dá acesso ao município está completamente fechada

Divulgação

A cidade de Anitápolis, na Grande Florianópolis, está isolada e incomunicável. A chuva intensa e fortes rajadas de vento que ocorreram durante a madrugada, que estão relacionadas ao ciclone extratropical, provocaram deslizamentos de terra e queda de árvores. A SC-108, que dá acesso ao município, foi completamente bloqueada na manhã desta quinta-feira (5).

De acordo com a NSC TV, que desde 6h tenta chegar à cidade, o município está isolado, sem água, sem luz e sem sinal de telefonia. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar também não conseguem acesso ao local e estudam formas de conseguirem acessar município para saber a real situação dos moradores.

— A Defesa Civil fez contato conosco e está tentando arrumar maquinário pesado para desobstruir a via para que a gente possa chegar na cidade. Tem a opção também de o pessoal se deslocar com o [helicóptero] Arcanjo para a gente ver a real situação. Lá eles estão incomunicáveis. Não tem celular, a princípio não tem energia, então a nossa dificuldade é chegar no local para poder ver o que realmente está acontecendo lá porque não temos contato com ninguém —afirmou o bombeiro do quartel de Rancho Queimado, comandante Jucinei.

Segundo o comandante, nesta quarta-feira (4), por volta das 13h, os bombeiros estiveram em Anitápolis e já havia deslocamento de terra na região.

— A gente foi na cidade, conversamos com o pessoal, pedimos para alguns se deslocarem para o salão da igreja, que a prefeitura disponibilizou, para sairem de áreas de risco. Ontem à tarde foi o último contato que a gente teve. À noite a gente já não conseguiu mais e agora estamos tentando acessar para saber o que pode ser feito — relatou o comandante Jucinei.

Na rodovia, que está coberta por lama, é possível ver poste caído e árvores derrubadas. Em toda a extensão da SC-108, segundo informações do repórter Juan Todescatt, há cerca de 10 barreiras que dificultam o acesso ao município antes do bloqueio que não foi ultrapassado nem pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Defesa Civil de Anitápolis, entre as 14h de domingo (1) e as 14h desta quarta-feira (4), 270 milímetros de chuva foram registrados no município. Todas as 23 comunidades do interior da cidade foram atingidas e a prefeitura decretou situação de emergência.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados