Geral

Cidade de SC quer proibir venda de bebidas alcoólicas para pessoas bêbadas

Projeto de Lei municipal prevê que estabelecimentos comerciais que atenderem pessoas com sinais de embriaguez e que estejam causando perturbação podem acionar as forças de segurança

Foto: Reprodução

Um projeto polêmico do prefeito de Balneário Piçarras Litoral Norte de Santa Catarina, Thiago Baltt (MDB), prevê a proibição de venda de bebidas alcoólicas para quem já estiver bêbado e causando certa perturbação. A medida foi apresentada na última sexta-feira (6).

De acordo com o projeto, fica proibida a “venda bebidas alcoólicas para pessoas com notórios sinais de embriaguez pelos estabelecimentos comerciais da cidade”, os estabelecimentos que atenderem pessoas embriagadas e que estiverem causando perturbação no espaço, poderão acionar as forças de segurança.

Como vai funcionar?

A Lei vale para os estabelecimentos e não aos consumidores. Se aprovada, o estabelecimento que desrespeitar a lei poderá sofrer multa, interdição das atividades comerciais e cassação de alvará de funcionamento.

O projeto ainda determina a responsabilidade do poder Público Municipal, através dos órgãos competentes, coordenar as fiscalizações nos restaurantes, bares, lanchonetes, botecos, mercearias e até supermercados.

Por que proibir?

À Câmara de Vereadores, a prefeitura justificou que o projeto prevê prevenir os delitos relacionados ao consumo excessivo de álcool em vias públicas da cidade.

“Objetivo e a necessidade desta lei é prevenir as ações delituosas relacionadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas em vias públicas, sendo permitido ao estabelecimento comercial restringir a venda quando constatado que o provável comprador apresentar sinais de embriaguez, com isso, o comerciante estará contribuindo para redução dos atos de vandalismo e uma cidade mais segura”, traz a justificativa.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Alesc rejeita projeto de lei que proibia corrida de cães em SC

Projeto de lei foi rejeitado por 17 votos a três, além de três abstenções; para veterinária, corrida de cães traz prejuízos à saúde do animal.

Prefeito de SC retira projeto que proibia vender bebida alcoólica para pessoas bêbadas

Projeto previa multa e até cassação do alvará do estabelecimento que fizesse a venda; Comissão Permanente da Câmara de Vereadores encontrou "elementos de inconstitucionalidade" no texto

Quem era o homem que morreu durante uma partida de futebol em Criciúma: ‘que Deus te receba’

Vítima, de 60 anos, teve um mal súbito e não resistiu

Morador prende braço de criminoso na porta durante assalto em Jaguaruna

O crime foi registrado durante a noite desse domingo, dia 28, no bairro Figueirinha