Educação

Alunos do Colégio Satc visitam trabalhos ligados à água no Centro Tecnológico da instituição

Aula especial teve como foco as ações e estudos da entidade conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Divulgação

Para dar seguimento à mais uma etapa do projeto ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos do Ensino Integral do Colégio Satc visitaram as instalações do Centro Tecnológico Satc (CTSatc). Durante a aula especial, as turmas do 4º e 5º ano puderam conhecer as ações da instituição para a utilização da água da chuva e o Laboratórios de Águas e Efluentes (LAQUA).

A bióloga, Regina Fernandes, foi a responsável pelo tour e levou as crianças para conhecerem o sistema de armazenamento da água da chuva. “Utilizamos duas cisternas, com capacidade de 30 mil litros cada uma, para o armazenamento da água que cai nas calhas do prédio e chega até os reservatórios. E esse líquido é destinado para o uso não nobre, como banheiros e lavagem de calçadas”, expõe Regina.

Como o projeto focado no ODS 6 Água Potável e Saneamento, a turma conheceu o laboratório LAQUA, responsável por análises e controle de qualidade da água de que busca por esse serviço. “Nessa visita, os alunos puderam conhecer e descobrir como a instituição em que eles estudam cuida e utiliza esse recurso natural tão valioso. Eles puderem ver a mágica que é feita no laboratório de análises e ver com a aplicação o que pode ser água potável ou não”, conta a professora do Integral do Colégio Satc, Emanuela Toldo.

Para a pequena Alice Roque Izidro, analisar a água antes de beber é muito importante. “Aprendi que precisamos fazer testes, pois dependendo do resultado a gente vai saber o que podemos beber e o que pode fazer mal para as pessoas”, explica a aluna.

Além da visita ao CTSatc, os estudantes irão conhecer o processo de tratamento de água realizado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados