Geral

Fundação do Meio Ambiente flagra descarte irregular de lixo em Morro da Fumaça

Órgão advertiu os infratores e colocou placas informativas nos bairros alertando para os riscos da prática

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) se deparou com cenas desagradáveis nos últimos dias: pessoas descartaram irregularmente lixos em terreno e vias públicas. O órgão advertiu os moradores e planeja colocar placas informativas nos bairros para alertar os riscos que a prática acarreta.

“Recebemos denúncias com fotos e identificamos os responsáveis. O nosso objetivo é conscientizar para que esse tipo de infração não volte a ocorrer, mas em casos de flagrantes os infratores serão multados, conforme o Artigo 62 do Decreto Federal nº 6514/08”, explica Silvia Roseng, diretora superintendente da Fumaf.

Silvia pediu a colaboração dos demais moradores. “Vamos colocar placas nesses bairros alertando a proibição de depositar lixo em locais públicos. Pedimos às pessoas que, sempre que presenciem alguém depositando resíduos ilegalmente, que faça filmagens e encaminhe para a Fumaf. O nosso número para contato é o 99120-3705”, destaca.

A diretora relembrou que Morro da Fumaça possui uma coleta pública de resíduos para essa finalidade, e que a responsabilidade do descarte correto é de todos. “Se o morador tiver uma grande quantidade de itens para descartar, precisa contratar uma empresa especializada e dar o fim adequado, sem poluir terrenos e vias públicas. Isso atrai vetores, entope bueiros e pode trazer complicações à saúde de muitas pessoas. O município faz a sua parte, e cada cidadão deve fazer a sua”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Nível do rio Itajaí-Açu chega a mais de 7 metros, 5 acima do normal

Defesa Civil alerta que, após mais 120 mm de chuva, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar até 8,5 metros em Rio do Sul neste sábado (18)

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS

Nível das águas do Guaíba continua baixando

Na medição das 12h, cota estava em 4,54 metros

Dados mostram que 15 pessoas morrem todos os dias nas rodovias federais

Nos primeiros 90 dias de 2024, elas foram palco de 16.921 sinistros, que deixaram 1.363 mortos e 19.996 feridos.